Ícone do site Tribuna de Minas

Ansal anuncia teste com ônibus elétrico em Juiz de Fora

ônibus elétrico
ônibus elétrico
Ônibus elétrico possui capacidade para 80 passageiros e autonomia para rodar até 280 quilômetros (Foto: Divulgação/Consórcio Via JF)
PUBLICIDADE

A viação Ansal anunciou, nesta quinta-feira (24), teste com ônibus elétrico no transporte urbano de Juiz de Fora. O veículo Attivi Integral é produzido pela multinacional Marcopolo no Brasil, predominantemente com itens fabricados por firmas nacionais, inclusive os componentes eletroeletrônicos. O veículo possui capacidade para 80 passageiros, autonomia para rodar até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas.

“Esta iniciativa visa a promover a mobilidade sustentável e reduzir a pegada de carbono da frota de transporte público local”, aposta a empresa. A fase de testes está prevista para começar na próxima segunda-feira (28) com a linha 640 (Rodoviária/Rio Branco), mas outras rotas também poderão contar com o veículo.

PUBLICIDADE

“O teste do ônibus elétrico representa um marco na transformação do nosso sistema de transporte. Estamos comprometidos em buscar alternativas sustentáveis que beneficiem a população e o meio ambiente”, afirma o diretor de operações do Consórcio Via JF, Rodrigo Reis.

PUBLICIDADE

Ônibus elétrico tem zero emissões de poluentes

A ideia dos testes com o ônibus elétrico é avaliar seu desempenho, eficiência energética e impacto ambiental. “Com zero emissões de poluentes, os veículos elétricos não apenas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, mas também oferecem uma operação mais silenciosa e econômica, reduzindo custos com combustível e manutenção”, avalia a Ansal.

Ainda conforme a empresa, além dos benefícios ambientais, o ônibus elétrico pode proporcionar melhorias significativas na experiência do passageiro, como maior conforto e qualidade no transporte. “A iniciativa alinha-se às diretrizes do município para uma cidade mais verde e acessível. O projeto não apenas posiciona Juiz de Fora como uma referência em mobilidade sustentável, mas também inspira outras cidades a buscarem soluções semelhantes”, acredita.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile