A viação Ansal anunciou, nesta quinta-feira (24), teste com ônibus elétrico no transporte urbano de Juiz de Fora. O veículo Attivi Integral é produzido pela multinacional Marcopolo no Brasil, predominantemente com itens fabricados por firmas nacionais, inclusive os componentes eletroeletrônicos. O veículo possui capacidade para 80 passageiros, autonomia para rodar até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas.
“Esta iniciativa visa a promover a mobilidade sustentável e reduzir a pegada de carbono da frota de transporte público local”, aposta a empresa. A fase de testes está prevista para começar na próxima segunda-feira (28) com a linha 640 (Rodoviária/Rio Branco), mas outras rotas também poderão contar com o veículo.
“O teste do ônibus elétrico representa um marco na transformação do nosso sistema de transporte. Estamos comprometidos em buscar alternativas sustentáveis que beneficiem a população e o meio ambiente”, afirma o diretor de operações do Consórcio Via JF, Rodrigo Reis.
Ônibus elétrico tem zero emissões de poluentes
A ideia dos testes com o ônibus elétrico é avaliar seu desempenho, eficiência energética e impacto ambiental. “Com zero emissões de poluentes, os veículos elétricos não apenas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, mas também oferecem uma operação mais silenciosa e econômica, reduzindo custos com combustível e manutenção”, avalia a Ansal.
Ainda conforme a empresa, além dos benefícios ambientais, o ônibus elétrico pode proporcionar melhorias significativas na experiência do passageiro, como maior conforto e qualidade no transporte. “A iniciativa alinha-se às diretrizes do município para uma cidade mais verde e acessível. O projeto não apenas posiciona Juiz de Fora como uma referência em mobilidade sustentável, mas também inspira outras cidades a buscarem soluções semelhantes”, acredita.
Em entrevista à Tribuna, o diretor afirmou que, por se trata de um teste, o veículo ainda não foi adquirido. Confira as demais perguntas respondidas abaixo:
1- A carga do ônibus tem duração de 4h, como isso seria viável no dia a dia diante de um quadro com ônibus que rodam por um período muito maior?
A forma da condução interfere no período que a bateria pode durar. Mas certamente dura mais de 4h. A gente dimensionou para rodar o dia todo na linha sem a necessidade de recarregar no meio do dia. Este critério também está sendo acompanhado no teste.
2- A expectativa é reformular totalmente a frota para ônibus elétrico caso os testes sejam positivos ou manter os dois tipos de veículo?
A nossa prioridade é sempre a sustentabilidade e a eficiência no transporte. Estamos realizando testes abrangentes com os ônibus elétricos para avaliar seu desempenho e viabilidade. Dependendo dos resultados, poderemos considerar uma reformulação da frota. Contudo, estamos abertos a manter uma combinação de veículos que melhor atenda às necessidades da nossa comunidade e do meio ambiente. O importante é garantir um serviço de qualidade, que promova um futuro mais sustentável.
3- E nestas mudanças sustentáveis, a empresa planeja adotar o uso de biodiesel? Porque hoje a maioria dos ônibus usa óleo diesel como combustível, certo?
Realizamos testes trimestrais de emissão de fumaça com nossos veículos convencionais, todos aprovados de acordo com as normas ambientais. As novas aquisições de veículos no sistema de transporte de Juiz de Fora foram ônibus com motorização Euro 6, que oferece benefícios significativos em termos de eficiência e redução de emissões, alinhando nossa frota a um futuro mais sustentável.
Características Técnicas do Attivi Integral Marcopolo
– Comprimento: 12,95m; Largura: 2,55 m
– Chassi Integral Low Entry com capacidade total: de 20.000 kg
– Capacidade do eixo dianteiro: 7.600 kg
– Capacidade do eixo traseiro: 13.000 kg
– Acessibilidade: Rampa manual na porta entre eixos
– Ar-condicionado
– Itinerários frontal, laterais e traseiro
– Motor com potência pico de 385 kW: equivalente a 517 cv de potência. Autonomia: Até 280 km
– Tempo de carga: Até 4 horas
– Baterias LFP com 398,6 kWh de capacidade. As baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) são uma alternativa às baterias de íon-lítio convencionais, pois oferecem maior segurança, durabilidade e estabilidade térmica. Uma das vantagens das baterias LFP é que elas podem armazenar mais energia por unidade de massa, o que significa que podem fornecer uma maior capacidade com um menor peso. Um exemplo de aplicação das baterias LFP é o armazenamento de energia renovável, como a solar ou a eólica, que pode variar ao longo do dia e da noite.
– Direção hidráulica eletroassistida. A direção hidráulica eletroassistida é um sistema que utiliza um motor elétrico para auxiliar na movimentação do volante do veículo. Esse sistema reduz o esforço do motorista e melhora a dirigibilidade, especialmente em baixas velocidades. A direção hidráulica eletroassistida também é mais econômica e ecológica do que a direção hidráulica convencional, pois consome menos energia e gera menos emissões de poluentes.
– Sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias. Trata-se de um dispositivo de segurança que visa evitar ou controlar o fogo que possa ocorrer nas baterias devido a um curto-circuito, sobrecarga ou dano físico. A tecnologia consiste em sensores de temperatura e fumaça, extintores automáticos e manuais, e alarmes sonoros e visuais. O sistema é acionado quando os sensores detectam uma condição anormal nas baterias, liberando um agente extintor adequado ao tipo de material combustível. O sistema também alerta os operadores e os bombeiros sobre a ocorrência do incêndio e a localização do compartimento afetado.