Para melhorar o fluxo, a Settra fará alterações no trânsito do São Pedro. A Avenida Pedro Henrique Krambeck funcionará em mão única, formando um binário com a Rua José Lourenço Kelmer, entre o trevo do Jardim Casablanca e a Rua Lauro Telles de Mesquita. As ruas Virgulino João da Silva, Joaquim Caetano, Pedro Gerhein e José Almério Oliveira terão um trecho totalmente interditado para servir de estacionamento. Serão 14 agentes da Settra atuando na organização do tráfego. Quem puder deve evitar ir até a UFJF e passar pela região. O titular da Settra orienta ainda que as pessoas que “forem para o São Pedro tentem utilizar o trajeto pelo estádio, ao invés de passar pelo campus”.
Foram implantadas 20 faixas de orientação na área externa à UFJF. Com a chuva da última quinta-feira, algumas se soltaram. Conforme Tortoriello, a promessa é que elas seriam recolocadas pela universidade até hoje pela manhã.
Nos dias de prova, as linhas que atendem a UFJF contarão ao todo com 19 veículos extras. A linha que atende a Suprema e a que atende o CES terão quatro carros extras cada. Já as linhas que vão até a Estácio terão, ao todo, cinco carros a mais, assim como a linha que leva até o Machado Sobrinho.
Deu branco na hora da prova. E agora?
Nas últimas horas que antecedem o Enem, professores e especialistas concordam que o momento é de deixar o caderno de lado e relaxar. “Agora, o que vai valer é o conhecimento adquirido. Eles se prepararam durante todo o ano, fizeram simulados. Agora, é só ter atenção nos detalhes”, afirma o coordenador do ensino médio do Colégio Equipe, André Carneiro. A psicóloga Gláucia Titonelli lembra da importância em descansar o corpo e a mente, comer coisas leves e se hidratar. “É importante almoçar cedo, com calma, para não ter correria.” Para os ansiosos de plantão, a psicóloga orienta a buscar válvulas de escape. “Essa ansiedade temporária antes da prova é normal, não tem jeito. O melhor a fazer é comer um chocolate ou outra coisa que goste, isso trará satisfação.”
O neurologista Leandro Teles, em entrevista à Agência Estado, aconselha os candidatos que iniciem a prova com assuntos que dominem. “Isso traz segurança, motivação e ajuda no controle do tempo.” Ele também recomenda que o aluno valorize o que estudou e não fique pensando no que não aprendeu. “O candidato não deve ficar emocionado e fragilizado com questões que não sabe a resposta. Toda prova tem questões difíceis”, completa. Deu branco? A psicóloga Gláucia orienta que o aluno respire fundo e tome um pouco de água. “Nessas horas, o melhor é abaixar a cabeça para esfriar os pensamentos e manter a calma. Depois, releia a questão para tentar retomar o raciocínio.”
Relaxamento
Nota pode ser usada em Portugal
O Enem é o maior exame educacional do país, e sua nota pode ser usada em inúmeras oportunidades, seja para acesso ao ensino superior, para obter a certificação do ensino médio e, até mesmo, para estudar no exterior. Desde março de 2014, a Universidade de Coimbra,em Portugal, aproveita os resultados do exame para ingresso de brasileiros em graduações. Do ano passado para cá, já subiu para seis o número de instituições portuguesas que firmaram acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para utilizar a nota do Enem. São elas: Universidade de Coimbra, Universidade de Algarve (sediada em Faro), Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico do Porto e, o mais recente a aderir, o Instituto Politécnico de Portalegre. A Universidade da Beira Interior, localizada na cidade de Covilhã, também utiliza o exame para ingresso dos brasileiros desde maio de 2014. Contudo, sem acordo formal.
Já para o acesso ao ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado em três programas. O mais conhecido é o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), adotado por muitas iuniversidades federais no processo seletivo. Algumas utilizam o Sisu como único critério, outras fazem uma combinação entre a nota do exame e a do vestibular que a própria instituição aplica. O Governo também oferece bolsas de estudos em universidades privadas por meio do Prouni. Um dos requisitos para participar é obter, no mínimo, 450 pontos na média das provas. A participação na prova é ainda condição para receber o benefício do Fies, que concede financiamento a alunos matriculados em cursos superiores presenciais de instituições particulares, e para quem pretende ingressar em cursos técnicos de institutos federais, estaduais ou municipais, por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

