Ícone do site Tribuna de Minas

Morre Antônio de Pádua Inhan, veterano da II Guerra Mundial

antonio inhan by olavo prazeres
sr toninho by olavo
Senhor Toninho, como era conhecido, faleceu em decorrência de um AVC (Foto: Olavo Prazeres/ Arquivo TM)
PUBLICIDADE

Faleceu na noite de segunda-feira (23), aos 93 anos, um dos juiz-foranos que lutou na Segunda Guerra Mundial, Antônio de Pádua Inhan, o Seu Toninho. O veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) faleceu na Santa Casa de Misericórdia, onde estava hospitalizado em decorrência de um AVC. Ele lutou na Segunda Guerra Mundial pelo 3º Batalhão, do 11º Regimento de Infantaria, o Lapa Azul. Entre seus feitos destacam-se a conquista de Monte Castelo e a tomada da cidade de Montese.

Ao término da guerra, trabalhou na defesa de seus irmãos de armas e do legado histórico e cultural da FEB: foi presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Seção Juiz de Fora, onde reuniu, administrou e apresentou à comunidade grande acervo histórico.

PUBLICIDADE

O comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) lamentou a morte. “Parte o senhor Toninho para cerrar fileiras aos demais bravos heróis brasileiros junto ao Pai Celestial. Deixa, como legado, a liberdade dos povos e a democracia, após contribuir para a vitória aliada contra o Nazifascismo”, diz nota. O velório está sendo realizado na Capela 4 do Cemitério Parque da Saudade, e o enterro será às 15h30 desta terça-feira (24). Inhan completaria 94 anos na próxima quinta-feira (26).

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile