Ícone do site Tribuna de Minas

Guarda dispara para conter ladrões com soco inglês na Morais e Castro

PUBLICIDADE

Um adolescente de apenas 13 anos, outros quatro de 17 e um jovem, 18, foram detidos em ação conjunta da Guarda Municipal e da Polícia Militar após utilizarem um soco inglês para agredir e roubar dois pedestres, de 15 e 16 anos, em plena Rua Morais e Castro, no Bairro Alto dos Passos, na Zona Sul de Juiz de Fora. O crime aconteceu no fim da noite do último sábado (22), quando as equipes realizavam mais uma etapa da operação Vaga legal, com o intuito de coibir a ação dos flanelinhas naquela região. Um guarda chegou a disparar um tiro de munição não letal para conter o bando que tentou escapar da abordagem, mas ninguém foi ferido pelo disparo. Um dos jovens rendido sofreu um hematoma no olho esquerdo.

O crime aconteceu por volta das 23h. A PM e a GM faziam patrulhamento pela Morais e Castro quando populares informaram que dois pedestres estavam sendo assaltados por um grupo. Em seguida, as vítimas e os suspeitos foram localizados. Um dos adolescentes de 17 anos portava um soco inglês usado para agredir as vítimas e roubar dois celulares, além de R$ 55. Um dos telefones roubados foi encontrado próximo ao local da abordagem. Ainda foram recolhidos R$ 181 que estavam em poder do bando e seriam fruto de assaltos.

PUBLICIDADE

Nenhum dos envolvidos assumiu a autoria do assalto, mas todos os adolescentes foram apreendidos, e o adulto recebeu voz de prisão em flagrante. Os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas e encaminhados para a 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha, sendo acompanhados pelos responsáveis. O adulto foi autuado também por corrupção de menores, além dos crimes de roubo, lesão corporal e associação criminosa. Ele foi encaminhado ao Ceresp. A situação dos adolescentes será acompanhada pela Vara da Infância e Juventude.

PUBLICIDADE

Além dos envolvidos no assalto, foram conduzidos para prestar esclarecimentos na delegacia três flanelinhas flagrados na atividade ilegal, já que estariam cobrando irregularmente pelas vagas de estacionamento em área pública. O rapaz ferido preferiu procurar atendimento médico posteriormente.

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Vaga legal
Segundo a assessoria da Guarda Municipal, a operação Vaga legal ocorre semanalmente e visa a garantir segurança à população e aos frequentadores da região do Alto dos Passos, onde há grande concentração de bares e restaurantes. As vias já contam com a Área Azul noturna, mas a medida não foi suficiente para afastar os flanelinhas. “Durante a operação, populares acionaram a GMJF e a PMMG para que fosse coibido a ação de jovens que estariam realizando arrastões e roubos na região onde a ação acontecia”, acrescentou a assessoria. “Devido à resistência e fuga dos jovens, a GM realizou um disparo com lançador soft, que lança projéteis plásticos não letais. Não houve feridos por conta do disparo”, completou.

Por meio da assessoria, o comandante interino da GM, Ricardo Loures, reforçou que o grupo agiu com violência. Ele esteve na delegacia acompanhando os trabalhos. “Estamos realizando operações como essa frequentemente para devolver à população de bem a sensação de segurança”, disse o comandante, destacando os resultados positivos diante das parcerias com as polícias Civil e Militar.

Sair da versão mobile