O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) publicou em seu portal um alerta para os proprietários de veículos em relação ao chamado golpe da “falsa multa”. A advertência orienta o motorista a consultar a existência ou a situação de autos de infração no site do órgão antes de efetuar qualquer pagamento.
De acordo com o Detran, o crime é aplicado por meio de falsos boletos bancários referentes às multas de trânsito. Segundo relatos, os criminosos fotografam veículos que estão trafegando em uma determinada via. De posse do número da placa, das imagens e do endereço do motorista, os criminosos falsificam boletos de pagamento de multa e os enviam ao usuário. Nesse suposto boleto consta o número de uma conta bancária na qual deve ser efetuado o depósito do pagamento.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) recomenda aos usuários que, ao receberem o documento referente à multa, acessem o site do respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e consultem, por meio do número da placa do veículo, se há de fato algum registro de infração. A consulta é gratuita no site do Detran/MG e com acesso rápido na primeira página do site ou na aba veículos o cidadão poderá consultar a situação do automóvel preenchendo um formulário eletrônico com o número do chassi e a placa do veículo, informações que constam no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV).