
O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Marco Aurélio Gubiotti, receberá na próxima segunda-feira (29), durante a Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Pálio das mãos do Papa Leão XIV. A cerimônia será realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reunindo arcebispos metropolitanos de diversas partes do mundo.
A entrega do Pálio é uma das mais importantes tradições da Igreja Católica para os arcebispos metropolitanos. A insígnia representa a comunhão com o sucessor de Pedro e a unidade entre as igrejas particulares e a Igreja de Roma, além de simbolizar a missão pastoral de conduzir o povo de Deus.
Durante missa celebrada no último domingo (21), na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, Dom Marco Aurélio explicou aos fiéis o significado da insígnia que receberá em Roma. “É um sinal muito bonito que os arcebispos recebem. É uma tira branca que cai sobre os ombros e é usada nas cerimônias mais solenes”.
O arcebispo também ressaltou o simbolismo presente na confecção do Pálio, produzido com lã de cordeiros especialmente escolhidos e abençoados para essa finalidade. Segundo ele, a peça representa o rebanho confiado por Cristo ao cuidado do pastor.
“O sentido espiritual é belíssimo, porque essa lã de ovelha simboliza o rebanho que o Senhor confia ao pastor de uma Igreja arquidiocesana”, afirmou.
Em sua mensagem aos fiéis, Dom Marco disse que levará consigo toda a Arquidiocese de Juiz de Fora durante a celebração no Vaticano. “Levo para o altar da Basílica de São Pedro, para o túmulo de São Pedro, vocês na minha mente, no meu coração e em minhas orações. Vocês estarão muito presentes lá diante do Santo Padre”, declarou.
Ao pedir as orações da comunidade, o arcebispo destacou que o verdadeiro significado do Pálio deve se refletir no exercício diário do ministério episcopal. “Peço que rezem por mim para que essa insígnia não seja apenas um símbolo, mas que ela possa ir se tornando cada vez mais uma realidade no meu ministério, para que eu possa realmente trazê-los nos ombros e no peito e assim cumprir bem a missão que o Senhor me confiou.”
O que é o Pálio?
O Pálio é uma insígnia litúrgica concedida pelo Papa aos arcebispos metropolitanos como sinal de comunhão com a Sé de Roma e de sua missão pastoral. Confeccionado em lã branca e adornado com cruzes negras, ele é usado sobre os ombros e remete à imagem de Cristo como o Bom Pastor, que carrega nos ombros a ovelha encontrada.
A tradição envolve um processo marcado por forte simbolismo. A lã utilizada na confecção dos pálios provém de cordeiros criados pelos monges da Abadia de Tre Fontane. Os animais são abençoados anualmente na memória de Santa Inês, celebrada em 21 de janeiro. Em seguida, a lã é entregue às religiosas beneditinas do Convento de Santa Cecília, responsáveis pela confecção manual das peças.
Antes de serem entregues pelo Papa, os pálios permanecem junto ao túmulo de São Pedro, na Basílica Vaticana, reforçando a ligação da insígnia com o apóstolo e com a missão da Igreja. Mais do que um ornamento litúrgico, o Pálio representa a responsabilidade do arcebispo de conduzir, proteger e servir o rebanho que lhe foi confiado.
