Celebrando a Semana Santa, os católicos encenam nesta sexta-feira (25) a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O espírito da reflexão e conversão é recordado nas cerimônias. A Sexta-feira da Paixão é marcada pelo silêncio, pelo jejum e pela oração. “Na Semana Santa, vivemos o caminho que Jesus fez indo para Jerusalém para morrer e nos salvar. Em Jerusalém, ele é aclamado rei, mas é um rei que vai sofrer para nos salvar”, lembra o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, padre Tarcísio Monay. “A Sexta-feira Santa é um momento de silêncio, de pensar no que Jesus fez por nós, quando Deus, na pessoa de Jesus, desce à mansão dos mortos e vence a morte. Nós ressuscitamos com ele.” Neste dia, não há missas. Às 15h, horário da morte de Jesus, é celebrada a principal cerimônia, a Paixão do Senhor, em ação litúrgica (ver quadro).
Já no Sábado de Aleluia, o principal momento é a Vigília Pascal, que representa a espera dos fiéis pela chegada de seu Senhor. Com essa cerimônia, a Igreja mantém-se em vigília à espera da Ressurreição de Cristo. “Próximo à meia-noite, temos a celebração das celebrações, com a bênção do fogo, da água, que se recorda na comunhão da salvação que culminou na ressurreição de Jesus”, explica o padre Tarcísio.
Trânsito
A Settra irá fechar parcialmente algumas vias para a realização das procissões e vias sacras. As paróquias e bairros que contarão com modificações no trânsito serão: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bairro Monte Castelo), Nossa Senhora da Glória (Bairro Morro da Glória), Nossa Senhora De Lourdes (Bairro Francisco Bernardino), Nossa Senhora De Lourdes (Bairro Jardim Natal), São Pedro (Bairro São Pedro), Sagrado Coração De Jesus (Bairro Bairu), Nossa Senhora Do Líbano (Bairro Grajaú), Santa Luzia (Bairro Santa Luzia), São Geraldo (Bairro Teixeiras), Santa Rita de Cássia (Bairro Bonfim), Nossa Senhora Imaculada Conceição (Bairro Benfica) e Catedral Metropolitana. Os eventos serão acompanhados por agentes de trânsito e policiais militares para controle e operação do trânsito e segurança dos fieis. As vias interditadas serão totalmente liberadas no final dos cortejos e a partir da avaliação da autoridade de trânsito presente.