As fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora desde a noite de domingo (22) e, principalmente, na segunda-feira (23) deixaram ocorrências em diferentes regiões da cidade, com registro de mortes, desabrigados e mobilização de equipes de resgate. A Prefeitura confirmou 14 mortes relacionadas ao temporal e informou cerca de 440 pessoas desabrigadas, além de 251 ocorrências contabilizadas.
Em meio ao cenário, o Município decretou estado de calamidade pública. Segundo a Prefeitura, fevereiro acumulou cerca de 584 milímetros de chuva – sendo o mais chuvoso da história da cidade -, e houve registro de 20 ocorrências de soterramento até a madrugada desta terça-feira (24), com concentração na Zona Sudeste.
A Tribuna está nas ruas, acompanhando as ocorrências e levando informação em tempo real. Acompanhe no site e redes sociais do jornal. A seguir, confira os registros da ocorrências feito pelo fotojornalista Leonardo Costa.
Locais de atuação da Defesa Civil
“A Defesa Civil, que pode ser acionada pelo número 199, vem registrando diversas ligações e acionamentos após o temporal. A orientação é para que as pessoas continuem buscando canais oficiais para registrar ocorrências, mesmo se não houver retorno da Defesa Civil. Além da subsecretaria, também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193”, informou a Prefeitura de Juiz de Fora. Confira todos os pontos em que a Defesa Civil já informou atendimento, assim como outros serviços informados pela Prefeitura:
Terça-feira (24)
10h22: Engenheiro Gentil Forn com pontos de deslizamento. Via será interditada pelos agentes de trânsito, entre a rotatória do Vale do Ipê e o cruzamento com a Rua José Lourenço Kelmer.
9h18: Agentes de trânsito atuam na sinalização da Avenida Deusdedith Salgado. A pista sentido Salvaterra está com o trânsito totalmente impedido, por queda de árvore, enquanto o sentido Cascatinha flui em meia pista.
9h08: Agentes realizaram a interdição total do acesso à BR-267 (União Indústria) no Vila Ideal por conta de deslizamentos de terra.
8h40: Mulher desaparecida foi localizada com vida na Rua do Carmelo, no bairro Paineiras.
8h26: Rua Ilva Melo Reis tem interdição total. Equipe do Demlurb trabalhando sem previsão de término.
7h24: Permanece o fechamento da Rua Bernardo Mascarenhas, na altura da Curva da Miséria, bairro Fábrica.
7h17: Juiz de Fora disponibiliza novo abrigo na Escola Municipal Paulo Rogério dos Santos (Monte Castelo). A Escola Municipal Murilo Mendes (Alto Grajaú) e a Escola Municipal Nilo Camilo Ayupe (Paineiras) também seguem como abrigo para acolhimento de famílias desabrigadas.
6h56: Agentes de trânsito estão atuando para garantir a rota de acesso à Zona Norte, em razão do fechamento da Ponte Vermelha. As seguintes alterações estão em vigor: A Ponte de Santa Terezinha está operando em mão dupla; a Avenida Brasil, na pista sentido Centro, no trecho entre a Ponte Vermelha e a Ponte de Santa Terezinha, também opera em mão dupla; como a Rua Dr. José Eutrópio permanece fechada, a Av. Rui Barbosa está com trânsito em mão dupla em todo o trecho.
6h48: Mergulhão permanece fechado.
6h37: Diversos pontos de alagamento no centro da cidade já se desfizeram. É o caso das ruas Batista de Oliveira e Francisco Bernardino. Resta um pouco de água na parte baixa da Floriano Peixoto.
3h56: Rua Benjamin Guimarães se encontra, nesse momento, com alagamento desfeito. Contudo, o local permanece com muitos resquícios de barro e receberá os serviços do Demlurb assim que possível. Recomenda-se evitar a rota.
3h56: Desfeita a formação de alagamento e enxurrada nas ruas Luiz Fávero e Diva Garcia.
3h01: Maquinário em operação neste momento, em atendimento a ocorrências de desmoronamento, deslizamento e limpeza: 2 retros e 3 caminhões na ocorrência do bairro JK; 1 retro na Rua Padre Bonifácio – Tiguera; 1 retro e 1 caminhão na Garganta do Dilermando; 1 caminhão-pipa atendendo Garganta do Dilermando e Avenida Paracatu; 1 retro e 1 caminhão na Avenida Paracatu; 1 retro na Rua José Francisco Garcia – bairro Lourdes; 2 retros na Vila Alpina – Eurico Viana; 1 retro na Estrada Athos Branco da Rosa.
2h46: Pista central da Avenida Brasil, na altura da rua Feliciano Pena, começa a ser liberada para tráfego de veículos.
2h24: Polícia Militar realiza resgate de pessoa ilhada na rua Fonseca Hermes, no centro da cidade.
2h22: Registradas ao menos 26 ocorrências de deslizamentos de terra e desmoronamentos na cidade. Os incidentes atingiram localidades no Parque Burnier, Santa Cecília, Jóquei Clube, Vila Ozanan, Alto Grajaú, Parque Independência, Bandeirantes.
Segunda-feira (23)
23h50: Defesa Civil acompanha situações de desmoronamento ou deslizamento nos seguintes locais: 1. Rua Natalino José de Paula – Parque Burnier; 2. Rua João Francisco Monteiro – Santa Cecília; 3. Rua Severino de Andrade Campo – Jóquei Clube; 4. Rua Carlos Palmer – Vila Ozanan; 5. Alto Grajaú; 6. Entrada do Parque Independência; 7. R. Sabino Francisco de Barros – Bandeirantes; 8. Garganta do Dirlemando; 9. Rua João Luiz Alves – Vila Ideal; 10. Progresso – Rua Carlos Rocha.
23h48: Equipes da Prefeitura acompanham situações de soterramento nas seguintes localidades: Cerâmica; Esplanada; Três Moinhos; Santa Rita; Parque Burnier; Bairro JK. Há possibilidade de vítimas.
22h31: Subida da Serra dos Bandeirantes está completamente fechada em razão de deslizamento de talude.
22h28: Trecho compreendido pelas ruas Olavo Bilac e Rua Bernardo Mascarenhas está completamente fechado em razão da queda de uma árvore.
Solicita-se que motoristas busquem rotas alternativas.
22h27: Cruzamento das ruas Garcia Rodrigues Paes e Lúcio Bittencourt, no Bairro Industrial, está completamente tomado por inundação.
A situação é crítica. Todas as pessoas na área devem procurar pontos de segurança.
22h22: Defesa Civil registra a formação de três diferentes pontos de inundação. Na região sudeste, as ruas Regina Gabriela dos Santos e João Pires de Almeida, estão tomadas pelas águas. O mesmo corre na rua Luiz Fávero, no Linhares.
22h16: Equipe do Demlurb presta apoio a caso de desmoronamento de edificação na Rua Francisco Gonçalo de Faria, no bairro JK. Atendimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros.
21h46: Formação de pontos de inundação no bairro Linhares, em dois locais diferentes: rua Diva Garcia e rua Itália.

