Ícone do site Tribuna de Minas

Chuvas: Bombeiros reforçam buscas em Juiz de Fora com envio de 20 militares de BH

Chuvas em JF Leonardo Costa
Chuvas em JF 2 Leonardo Costa
(Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Juiz de Fora recebeu o reforço de mais 20 militares de Belo Horizonte para apoiar as ocorrências de busca e salvamento após as chuvas registradas na noite de segunda-feira (23). O envio ocorre em meio ao aumento de chamados e à mobilização de equipes para atendimento a soterramentos, deslizamentos e apoio a famílias atingidas.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou, na manhã desta terça-feira (24), 14 mortes relacionadas ao temporal e informou que cerca de 440 pessoas estão desabrigadas. Até o momento, a Administração municipal contabiliza 251 ocorrências e afirma que segue mobilizada no atendimento às demandas, no suporte às famílias e na procura por desaparecidos.

PUBLICIDADE

Os óbitos, segundo a Prefeitura, foram registrados nos bairros JK, Santa Rita, Vila Ideal, Lourdes, Vila Alpina, São Benedito e Vila Olavo Costa. A PJF informou que atua em articulação com a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais nas ações de resposta ao desastre.

Ainda durante a madrugada, o município decretou estado de calamidade pública. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão afirmou que a medida facilita o recebimento de recursos humanos e materiais de outras esferas e permite ampliar a participação de voluntários em ações coordenadas pelo Executivo municipal.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, fevereiro acumulou cerca de 584 mm de chuva, o que tornou o mês o mais chuvoso da história da cidade. Até 1h desta terça-feira (24), a Tribuna apurou volume de 183,1 mm acumulado no dia, e a Prefeitura informou que, até as 2h, havia registro de 20 ocorrências de soterramento, com concentração na Zona Sudeste.

O alerta de chuvas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), citado pela Prefeitura, segue até sexta-feira (27).

PUBLICIDADE

Reforço do Samu

Em Juiz de Fora, além das oito unidades do Samu já em operação, outras quatro viaturas foram disponibilizadas para reforçar o atendimento à população, conforme informou a assessoria do Cisdeste.

PUBLICIDADE

Contatos via 199 e 193

A Defesa Civil, que pode ser acionada pelo número 199, vem registrando diversas ligações e acionamentos após o temporal. A orientação é para que as pessoas continuem buscando canais oficiais para registrar ocorrências, mesmo se não houver retorno da Defesa Civil. Além da subsecretaria, também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Sair da versão mobile