Os recentes banheiros públicos inaugurados no Parque Halfeld não deram vazão no último sábado (22), quando centenas de foliões aproveitavam blocos carnavalescos na região central de Juiz de Fora. Segundo usuários, apenas uma cabine estava funcionando para mulheres, e outra, para homens. O resultado foram filas demoradas e desconforto para quem saiu de casa para aproveitar as festividades.
Quando os novos banheiros do Parque Halfeld foram abertos, no final de novembro do ano passado, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que as instalações eram diferenciadas para o público. O banheiro masculino possui um mictório, um sanitário comum, outro para ostomizados e duas pias. Já o banheiro feminino oferece dois sanitários comuns, um para ostomizadas, um fraldário e duas pias. Ambos possuem toaletes acessíveis para pessoas com deficiência.
A informação de usuários, entretanto, é que os banheiros especiais estariam com as portas travadas no sábado. “Estava um transtorno lá no Parque Halfeld: filas imensas, todo mundo reclamando. Equipamento novo e com defeito logo na época de maior demanda”, observa uma foliã.
PAC continua sem banheiro
Em janeiro, a PJF anunciou o planejamento e a organização para os blocos de rua do carnaval de 2025 em Juiz de Fora, durante os 16 dias de folia, até 5 de março. Banheiros, postos de hidratação e outras estruturas estavam previstas para atender os foliões.
Outra questão apontada por quem foi curtir o pré-carnaval de rua em Juiz de Fora, é que os banheiros da Praça Antônio Carlos (PAC), remodelada há quase dois anos, ainda não foram inaugurados. A PAC foi um dos pontos principais dos circuitos este ano. Também houve relatos de falta de banheiro químico em bloco realizado no Bairro Paineiras, região central. “Foi um transtorno, o pessoal urinando nas ruas, e a vizinhança toda muito brava.”
Problemas pontuais por mau uso
Em nota, a PJF afirmou que o carnaval de Juiz de Fora está ocorrendo de maneira tranquila, segura e com boa infraestrutura nos blocos e shows. Com relação ao novo banheiro público gratuito do Parque Halfeld, a Prefeitura diz terem ocorrido dois problemas pontuais em função do mau uso do mesmo em duas cabines: uma camisa foi colocada dentro do vaso, entupindo o encanamento de uma cabine do sanitário masculino; e uma descarga em um dos sanitários femininos apresentou problema e passava por manutenção na segunda-feira (24).
“Para garantir o conforto e a acessibilidade dos foliões, banheiros químicos foram instalados em todos os blocos realizados no Parque Halfeld. A quantidade variou de cinco a dez unidades, incluindo os banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), conforme o tamanho de cada bloco e a estimativa de público apresentada pelos organizadores dos respectivos eventos.”
Sobre a inauguração dos banheiros públicos da Praça Antônio Carlos, a previsão de entrega é para abril, junto com a inauguração do novo Mercado Municipal, conforme a PJF
“Quanto aos dois blocos realizados na Praça do Cruzeiro, no bairro Paineiras, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) esclarece que foram disponibilizados sete banheiros em cada evento, sendo seis para uso geral (SPL) e um banheiro adaptado para PCD”, garantiu a Prefeitura.