Ícone do site Tribuna de Minas

Vídeo gravado por alunos de 9 anos mobiliza colégio em Juiz de Fora

Madu e Arthur (foto) interpretam personagens no vídeo que foi adotado por campanha do colégio onde ambos estudam (Foto: Reprodução)
Madu e Arthur (foto) interpretam personagens no vídeo que foi adotado por campanha do colégio onde ambos estudam (Foto: Reprodução)
PUBLICIDADE

A iniciativa de dois estudantes de 9 anos de idade mobilizou todo o Colégio Santa Catarina no combate à dengue. Com a ajuda dos pais e professores, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Maria Eduarda Castro Cabral, a Madu, e Arthur Salgado Martins gravaram um vídeo (assista aqui) para alertar toda a população sobre a importância de se adotar medidas que impeçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A ideia de gravar o vídeo foi dos próprios estudantes e dos pais, que contaram com ajuda de amigos para tocar o projeto. Após o resultado, o colégio incorporou o vídeo à campanha que já vem realizando junto aos alunos

[Relaciondas_post] No vídeo de pouco mais de 2 minutos, o mosquito e as doenças que ele transmite – zika, dengue, febre amarela e chikungunya – viram personagens interpretados pelas próprias crianças. No final, o alerta: “Nada de água parada em nenhum lugar, nem vasos de plantas, piscina sem tratar, pneus, lajes de casa, ralos abertos… Tudo isso deve ser eliminado. Ou esse mosquitinho acha que vai nos vencer? Ele está muito enganado. Mãos à obra, pessoal!”, clama Madu, que também é atriz da Estação Palco.

PUBLICIDADE

Os pais dos estudantes mergulharam no projeto. “O colégio já tinha, mas, a partir do vídeo, intensificou as ações de combate à dengue. Os alunos foram convidados, por exemplo, a tirar uma foto fazendo uma das coisas que eram apresentadas no vídeo, como procurar focos de dengue dentro de casa. As crianças puderam visualizar de forma lúdica aquilo que poderia ser feito por elas. A escola é o principal fator de transformação nesse caso. Se as crianças mudarem seus hábitos, a possibilidade de ajudar os pais a mudarem também é muito grande”, diz a mãe de Madu, Cristina Castro, que também assina o roteiro da produção audiovisual.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile