Nesta quinta-feira (23), a prefeita Margarida Salomão anunciou o pagamento da Gratificação de Incentivo à Produtividade (GIP) a profissionais que atuam na atenção básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A gratificação era aguardada desde 2018 e será paga com recursos federais do antigo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), substituído em 2020 pelo programa Previne Brasil.
O pagamento foi operacionalizado pelas equipes das secretarias de Recursos Humanos e de Saúde, para ser quitado no recebimento mensal referente ao mês de dezembro. Serão 959 servidores beneficiados, entre agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnico de saúde bucal – todos que atuam na atenção básica à saúde. Os valores por servidor variam de R$ 13 a cerca de R$ 4 mil, conforme o período trabalhado em 2018 e as metas efetivadas pela equipe.
Conforme a prefeita, o dinheiro para o pagamento da gratificação estava no orçamento do município desde a última gestão. O anúncio foi feito durante reunião nesta quinta com a presença de representantes do Executivo, de vereadores e de sindicatos.