Ícone do site Tribuna de Minas

Motoristas de vans protestam na BR-040

PUBLICIDADE

Atualizada às 16h49

Motoristas de vans que costumavam levar passageiros de Minas para outros estados realizaram um protesto, no início da manhã desta terça-feira (23), na BR-040. A manifestação teve o objetivo de mostrar a insatisfação da categoria a uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que proíbe a utilização desse tipo de veículo para a realização de viagens interestaduais de passageiros.

PUBLICIDADE

Por volta das 7h, os manifestantes se reuniram no entroncamento da Avenida Deusdedit Salgado com a BR-040, próximo ao Bahamas Mix, e, em seguida, saíram em comboio pela rodovia até a altura de Três Rios, já no Estado do Rio de Janeiro, onde está instalado o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo era bloquear o trânsito na estrada até um posicionamento da ANTT, mas fiscais do órgão já estavam no local e houve diálogo. Uma reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira, na sede da ANTT, no Rio de Janeiro. Uma comissão foi montada para participar do encontro e discutir as reivindicações da categoria.

PUBLICIDADE

Segundo um dos proprietários de van Mariano Toledo de Mendonça, o transporte é considerado irregular pela ANTT. “Desde a resolução, as vans vêm sendo apreendidas porque o órgão só libera viagens interestaduais para veículos acima de 22 lugares. Estamos sendo penalizados. Sempre trabalhamos desta forma. É muito comum levarmos grupos de seis, sete pessoas de Juiz de Fora para o Aeroporto no Rio, e agora eles terão que alugar um ônibus? Queremos atuar dentro da lei, mas é preciso que a ANTT nos reconheça como transporte regular.”

Sair da versão mobile