A cidade de Juiz de Fora recebeu a liberação de mais 67 equipes de Saúde da Família para atuação na Atenção Primária da cidade. O anúncio foi feito pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), em suas redes sociais. Com isso, a cidade atualmente possui 179 equipe de Saúde da Família, compostas por, no mínimo, um profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em Saúde da Família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.
Acompanhada pelo secretário de Saúde, Ivan Chebli, a prefeita também anunciou a implementação de nove equipes de saúde bucal – compostas por cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em Saúde da Família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
A expectativa, entretanto, é que mais 105 equipes de Saúde da Família sejam incorporadas ao programa. Em setembro, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, esteve em Juiz de Fora, e anunciou que o município receberia, no total, mais 172 equipes, a partir de um investimento do Governo Federal.
Maior cobertura e ampliação do horário de atendimento
De acordo com Margarida e Chebli, o aumento de equipes possibilita que mais pessoas sejam atendidas na cidade. Em abril, matéria publicada pela Tribuna mostrou que cerca de 20% dos juiz-foranos não possuíam cobertura de Atenção Primária à Saúde. “(A ampliação vai) não só oferecer cobertura em áreas que hoje estão carentes dela, como também proceder à ampliação dos horários de funcionamento das UBSs, além daquelas que já têm o seu horário ampliado (de 7h a 20h) ou também as demais unidades, de modo que a gente possa, no ano que vem, chegar a um atendimento à altura das expectativas e dos direitos da população de Juiz de Fora”, citou a prefeita.
“Temos também cadastrado no Ministério da Saúde, aguardando o credenciamento, dez equipes multidisciplinares, que serão distribuídas nas regiões administrativas da cidade, potencializando o trabalho e o resultado das equipes da Atenção Básica”, acrescentou o secretário Ivan Chebli.
As equipes multiprofissionais de Saúde da Família são compostas por, no mínimo, um médico generalista, um enfermeiro generalista, um auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. De acordo com as informações divulgadas em setembro, as de Juiz de Fora também contarão com psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.
Abrangência
De acordo com o estabelecido pelo programa do Ministério da Saúde, cada equipe deve ser responsável por até 4 mil pessoas, sendo que a média recomendada é de 3 mil. Quanto maior a vulnerabilidade das famílias do território atendido, menos pessoas devem ser responsabilidade da equipe. A carga horária obrigatória é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em articulação com os demais serviços de saúde da rede de atenção.