Ícone do site Tribuna de Minas

Defesa Civil registra 17 ocorrências após temporal

PUBLICIDADE

Atualizada às 11h

Previsão é de mais pancadas de chuva nesta sexta na cidade (Foto: Olavo Prazeres)

Juiz-foranos amanheceram ainda sob efeitos da forte chuva que atingiu a cidade no fim da tarde desta quinta-feira (22). Conforme o balanço da Defesa Civil, até o início da manhã desta sexta, 17 ocorrências haviam sido registradas em Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

A de maior destaque foi o destelhamento total do Centro Espírita Dom Pedro II, na Rua dos Inconfidentes, no Manoel Honório, na Zona Leste. Alguns moradores do entorno ainda continuavam sem energia elétrica pela manhã. Funcionários da concessionária de energia, da Defesa Civil e o proprietário do imóvel faziam a remoção da estrutura durante a manhã.

PUBLICIDADE

Nos outros 16 chamados, funcionários da Defesa Civil trabalharam em seis orientações técnicas preventivas, três destelhamentos totais, dois destelhamentos parciais, uma ameaça de desabamento de muro de divisa, uma ameaça de queda de árvore, uma queda de árvore, um alagamento e uma enxurrada. Ainda conforme o balanço, a região que registrou o maior número de ocorrências foi a Leste, com cinco chamados; seguida pela Nordeste, com quatro; Norte, com três; Centro, com duas; e Oeste, Sul e Sudeste, com uma em cada. Os nomes dos bairros não foram informados. Não houve desalojamentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, três ocorrências, relativas a queda de árvores, foram registradas pela corporação.

PUBLICIDADE

Clientes seguem sem energia

De acordo com o balanço da Cemig, Graminha, Salvaterra, Bonfim, Marumbi, Progresso, Santa Paula, Linhares, Bairu, Manoel Honório, Barbosa Lage, Quintas da Avenida, Bandeirantes, Bairro de Lourdes, São Pedro, Parque Jardim da Serra, Toledos, Rosário de Minas e Penedo foram as regiões mais prejudicadas em Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Conforme a companhia, até por volta das 10h30, 13% dos clientes afetados ainda continuavam sem energia elétrica em suas residências. O número total de consumidores atingidos, no entanto, não foi informado. Além de alguns bairros locais, as cidades de Bicas, Coronel Pacheco, Piau, Goianá, Ewbank da Câmara, Santana do Deserto também apresentavam comprometimento no fornecimento.

Ao todo, 36 equipes da concessionária trabalham na regularização da situação. A previsão é de que todos os clientes tem o serviço restabelecidos até a tarde desta sexta.

Em função do grande número de ligações para o 116, inclusive em outras regiões de Minas Gerais, a Cemig orienta que os usuários abram chamados a partir de torpedos SMS. O cliente deve escrever ‘Cemig luz’ na mensagem, com o número do CPF do titular da conta. Também é possível solicitar o reparo pelo aplicativo da empresa, pelo site www.cemig.com.br ou pelo Twitter ou Facebook da concessionária.

PUBLICIDADE

Média de 18,29 milímetros

Em relação ao volume de chuva, o acumulado apresentou média de 18,29 milímetros na cidade. O Bairro Caiçaras, na Cidade Alta, foi o local com maior precipitação, com 35,22 milímetros. Centro, com 34,63 milímetros; Bairro de Lourdes (Zona Sudeste), com 33,18 milímetros; Cidade Universitária (Cidade Alta), com 32,25 milímetros, e Milho Branco (Zona Norte), com 31,47 milímetros, foram as outras regiões com maior acúmulo.

Ainda pela manhã, funcionários do setor de Parques e Jardins da Empav atendem os chamados de remoção de galhos e árvores que caíram durante a chuva. Quatro chamados foram feitos à pasta, no Mariano Procópio (Zona Nordeste), na Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao HPS (Centro), no Poço Rico (Zona Sudeste) e no Bandeirantes (Zona Nordeste). Durante o temporal, as rajadas de vento chegaram a 77km/h.

PUBLICIDADE

Mais chuva

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira continuará com tempo instável sobre grande parte do Sudeste do Brasil. A condição meteorológica deve-se a intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas, associadas a passagem de uma frente fria no litoral.

Para Juiz de Fora, a estimativa é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em ligeiro declínio, a temperatura máxima não deve ultrapassar 27 graus.

A situação deve se manter durante o fim de semana, com possibilidade de chuva permanecendo até a próxima segunda-feira. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), nesta sexta e sábado a chance de precipitação gira em torno dos 80% em Juiz de Fora. No domingo, o percentual cai para 30%.

Sair da versão mobile