Ícone do site Tribuna de Minas

Dança contemporânea toma o Calçadão da Halfeld

Foto: Olavo Prazeres/23-10-15
Foto: Olavo Prazeres/23-10-15
PUBLICIDADE

Estudantes de dez instituições de ensino da cidade, entre elas escolas municipais, a Apae e o Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), realizaram, na manhã desta sexta-feira (23), no Calçadão da Halfeld, diversas intervenções urbanas por meio de coreografias de dança contemporânea. Sem música, mas com muita expressão corporal, crianças, jovens e adultos despertaram nas pessoas um novo olhar para objetos presentes na rotina do local, como jornais, mochilas, celulares, mesas, cadeiras, sombrinhas, sacos de lixo e até estátuas vivas. O evento, intitulado “Dança da Escola no Calçadão”, está incluído na 7ª Mostra Estudantil de Arte, realizada pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF).

“Cada escola ficou responsável por pesquisar estes objetos e criar coreografias que dão a eles uma nova aplicação. Diferente da dança clássica, como o balé e o jazz, que possuem movimentos específicos, com a dança contemporânea, eles tiveram mais liberdade para construir suas apresentações”, explica Ieda Loureiro, chefe do DPPF, acrescentando que a ideia é mostrar aos alunos novas formas de comunicação. “A fala e a escrita são as maneiras mais comuns de nos comunicar. O contato com a arte amplia estas formas de se expressar e ler o mundo a sua volta. A arte é democrática.”
A secretária de Educação, Denise Vieira Franco, explica que, ao levar os alunos para ambientes fora da escola, reforça a abertura de horizontes e o crescimento pessoal de cada um deles. “Diante de atividades como estas, eles conseguem partilhar com os outros cidadãos novas linguagens comunicacionais, entendendo também que fazem parte deste espaço.”

PUBLICIDADE

Outros eventos
Paralela às atividades da Mostra Estudantil, que reúne trabalhos de pesquisa e de criação artística desenvolvidos por 3.380 alunos, acontece, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), até 8 de novembro, a 11ª Mostra Professor Também Faz Arte, com galerias recheadas de trabalhos de artes visuais e de literatura, produzidos por 180 professores. Entre os dias 26 e 29, acontecem, no Centro Cultural Pró-Música, as apresentações artísticas preparadas pelas 54 escolas da rede municipal. Estão previstos números de dança, teatro e música, exibição de vídeos e contação de histórias. Já em novembro, entre os dias 3 e 5, tem início o 6º Ciclo de Palestras: Docência e Experiência Estética, no Centro de Formação do Professor. Os interessados em participar do ciclo de palestras podem efetuar sua inscrição no site da Prefeitura de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile