Ícone do site Tribuna de Minas

Delegado Rafael Gomes tem pedido de habeas corpus deferido

delegado rafael
PUBLICIDADE

Otávio de Almeida Toledo, desembargador convocado do Tribunal de Justiça de São Paulo e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus a um policial e ao delegado da Polícia Civil, Rafael Gomes. A informação foi confirmada à Tribuna por um dos advogados de defesa do delegado, Luiz Eduardo Lima. 

O delegado e mais três policiais civis são investigados na Operação Transformers, sob suspeita de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, receptação, roubo, adulteração veicular e corrupção em Juiz de Fora e região. É possível que o grupo tenha movimentado mais de R$ 1 bilhão em entorpecentes. 

PUBLICIDADE

Com isso, o ministro do STJ revoga a decisão da desembargadora Paula Cunha e Silva, da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que, no dia 13 de agosto, havia acatado o recurso do Ministério Público e pedido a prisão preventiva dos policiais.

PUBLICIDADE

O ministro do STJ Otávio Toledo escreveu em parte da decisão o seguinte: 

“Em atenção às peculiaridades do presente caso, observo que, a despeito da gravidade dos fatos apurados, os réus agentes públicos são primários e portadores de bons antecedentes criminais, conforme CACs juntadas nos autos. Além disso, não há notícias de que tentam se furtar da aplicação da lei penal, sendo certo que, durante o período em que lhes foi concedida a liberdade provisória, cumpriram devidamente todas as medidas cautelares anteriormente impostas. Lado outro, o cerceio à liberdade do homem só deve ocorrer em casos excepcionais, ou então, depois de apurada, sem possibilidade de outros recursos, a sua culpabilidade na prática de uma infração penal”.

PUBLICIDADE

O juiz da Comarca de Juiz de Fora deve ser informado em breve da decisão de soltura dos policiais.

Sair da versão mobile