Ícone do site Tribuna de Minas

Projeto de simulação da ONU para estudantes está com inscrições abertas

Projeto de simulação da ONU para estudantes está com inscrições abertas
PUBLICIDADE

As inscrições para participar do projeto CaveMUNdi, desenvolvido por alunos do Colégio Cave, estão abertas. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar a estudantes de qualquer instituição uma experiência de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). A ação é aberta ao público e acontece pela terceira vez na cidade, ajudando a aprimorar  habilidades como argumentação, colaboração e criatividade. Os interessados podem se inscrever por meio deste link até 29 de agosto ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Para participar é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 20. 

O evento está previsto para acontecer nos dias 14 e 15 de setembro, de forma presencial, no Colégio Cave. Durante as atividades, os participantes, chamados de delegados, irão debater questões globais, representando as posições de diferentes países ou organizações, no modelo de uma reunião da ONU.

PUBLICIDADE

Este ano, a CaveMUNdi introduz o Comitê Fantástico, voltado para crianças de 11 a 14 anos. Inspirado no universo de Harry Potter, o comitê abordará a criação de uma nova legislação no mundo mágico, após a derrota de Lord Voldemort. “É uma experiência lúdica e educativa, que permitirá aos participantes exercitar a argumentação, organização de ideias e trabalho em equipe, enquanto imergem em um universo conhecido e apreciado por muitos jovens” informa Isabela Souza Campos, Secretária Geral do evento. 

PUBLICIDADE

Além do novo Comitê Fantástico, a simulação conta com comitês tradicionais, oferecendo discussões profundas e relevantes sobre temas globais. Entre os comitês existentes estão a COP 29 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, onde os delegados se reúnem para abordar os desafios do desenvolvimento sustentável e buscar soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas; o da Organização dos Estados Americanos (OEA), que foca na discussão sobre crimes transfronteiriços na região amazônica, como o tráfico de pessoas e drogas, lavagem de dinheiro e corrupção, e como combater esses problemas complexos; a Câmara dos Deputados, que oferece um espaço para debates sobre a regulamentação das plataformas digitais no Brasil, onde os participantes discutirão questões cruciais como segurança online, fake news e o impacto das novas tecnologias; e a Agência de Comunicação, que facilita a troca de informações entre todos os comitês, garantindo que as discussões sejam bem divulgadas e promovendo uma comunicação eficaz durante todo o evento. 

“A ideia de criar uma simulação aberta ao público nasceu em 2022 por alunos do Colégio CAVE, tendo como objetivo incentivar o crescimento e desenvolvimento de áreas que instiguem a criatividade, inovação e colaboração. Contribuir com debates para os estudantes da cidade é um esforço valioso que pode trazer benefícios significativos. Nosso principal objetivo é incentivar uma geração de jovens mais socialmente conscientes. Nossos participantes podem esperar um evento muito divertido, em que os delegados poderão ter ótimas experiências além de conhecer novas pessoas e trocarem vivências, aperfeiçoando suas habilidades de oratória e retórica”, afirma Isabela.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile