Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio que ocorreu no Morro do Cristo já foi contido, e os militares encerraram o combate às chamas, mas permanecem monitorando o local. Até o momento, não foram identificados mais focos, apenas árvores e troncos ainda soltando fumaça. Pela característica do incêndio e pelo tempo seco, ainda há a possibilidade de que ocorra reignição no local, e neste caso, os bombeiros estão a postos para reiniciar o combate. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Juiz de Fora segue dentro da área com severa onda de calor e baixa umidade nesta sexta-feira (23), o que pode facilitar ocorrência das chamas.
Outro foco de incêndio foi registrado na tarde desta sexta (23), no Parque Guarani, Região Nordeste. No entanto, as guarnições ainda estão empenhadas no local e até a publicação da matéria, não há mais informações. De acordo com o Corpo de Bombeiros, também houve uma ocorrência em lote vago no Bairro Vila Montanhesa, debelada com aproximadamente 300 litros de água.
Números
Juiz de Fora vem sofrendo com incêndios recorrentes desde o início da semana. Conforme publicado pela Tribuna, só entre janeiro e o dia 21 de agosto, 781 ocorrências haviam sido registradas em Juiz de Fora, número que supera o do mesmo período em anos anteriores, como 2023 e 2022. O registro também é maior que o observado durante todo o ano de 2020. Especialistas recomendam evitar o contato direto com a fumaça e dar preferência a lugares arejados.