Ícone do site Tribuna de Minas

Inmet emite alerta onda de calor e de baixa umidade para Juiz de Fora

tempo Felipe Couri 7
Orientação é para que população evite ficar exposta entre 10h e 16h, horário de maior calor e menos umidade (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Juiz de Fora está sob alerta de baixa umidade e onda de calor. Os avisos foram publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (23) e são consequências da massa de ar seco que atua sobre grande parte do país.

O alerta de baixa umidade coloca a cidade sob perigo potencial. De acordo com o Instituto, entre as 10h e 21h desta quarta, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, aumentando o risco de incêndios florestais e podendo causar prejuízos à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. O índice é considerado estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

PUBLICIDADE

A baixa umidade é potencializada pela onda de calor que se instalou na cidade até sábado (25). Segundo o aviso do Inmet, as temperaturas podem ficar 5 graus acima da média durante esse período, causando risco leve à saúde.

PUBLICIDADE

Máxima de 31 graus para esta quarta

Os termômetros seguem elevados em Juiz de Fora até o fim da semana. Nesta quarta-feira, a temperatura máxima pode atingir 31 graus na cidade, e a mínima não passa de 15. O dia segue com céu claro e névoa seca.

A situação fica semelhante ao longo da semana. Na quinta-feira (24), a máxima também fica na casa dos 30 graus, e a mínima por volta de 16. O dia será de poucas nuvens e umidade relativa do ar, que pode ter mínima de 10%, considerado estado de emergência pela OMS.

PUBLICIDADE

As recomendações, segundo a Organização, são interromper atividades ao ar livre entre 10h e 16h e, durante as tardes, procurar se manter em locais internos, principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Onda de calor precede frente fria

O calor, no entanto, não deve durar muito tempo. A onda de calor precede uma frente fria que se aproxima de Juiz de Fora e deve derrubar as temperaturas a partir de domingo (27). Com aumento da nebulosidade e previsão de chuva, os termômetros vão variar entre 15 e 16 graus.

PUBLICIDADE

Os termômetros devem abaixar a partir da madrugada de domingo, e o tempo frio e chuvoso se estende pela próxima semana.

Sair da versão mobile