Ícone do site Tribuna de Minas

Primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro é confirmado em Juiz de Fora

A varíola dos macacos preocupa brasileiros

Juiz de Fora já registrou dez casos de varíola dos macacos (Foto: Freepik)

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou, na noite desta terça-feira (23), o registro do primeiro caso de varíola dos macacos em um animal. Conforme informações da pasta, trata-se de um cachorro que teve contato com seu dono, que havia tido diagnóstico positivo para a doença em Juiz de Fora.

A identificação ocorreu devido ao monitoramento realizado pela Vigilância Epidemiológica do município, diante da informação do paciente sobre o contato com seu cão. Ambos seguem sendo monitorados em isolamento residencial, com orientação sobre protocolos sanitários.

PUBLICIDADE

Até esta segunda-feira (22), o número total de casos confirmados de varíola dos macacos em Juiz de Fora era de seis pessoas.

PUBLICIDADE

Registro pode ser o primeiro em animal no Brasil

Apesar de ser chamada de varíola dos macacos (monkeypox, em Inglês), a doença atinge humanos e não é transmitida por macacos. Entretanto, um caso da doença em um animal doméstico já havia sido relatado na França, na semana passada. Até esta terça-feira, no entanto, não havia casos noticiados de varíola dos macacos em animais no Brasil.

País já tem casos em bebês

Conforme a Agência Estado, o Brasil teve um aumento de 767,7% no total de pacientes confirmados com a varíola dos macacos no último mês e é a terceira nação com mais casos. Em 20 de julho, o Ministério da Saúde contabilizava 449 pessoas infectadas, enquanto o balanço geral desta terça-feira tem 3.896 diagnósticos positivos.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo em que os números sobem, a abrangência da faixa etária também aumenta e, nas últimas semanas, o país teve a confirmação dos primeiros dois casos da monkeypox em bebês com menos de um ano.

Um dos pacientes, de apenas 10 meses, mora em São Paulo e começou a apresentar sintomas no último dia 11. A doença se manifestou pela febre e pelas lesões de pele características, mas a Secretaria Municipal da Saúde afirma que ele apresenta quadro clínico estável e sem agravamentos, e está em isolamento domiciliar.

PUBLICIDADE

O segundo bebê que testou positivo para a varíola dos macacos é de Conceição do Jacuípe, município no interior da Bahia, a 101 quilômetros da capital. Ele tem 2 meses e começou a apresentar os primeiros sintomas da doença no último dia 5. A Secretaria da Saúde baiana não informa “o estado de saúde e demais informações referentes ao paciente”.

Sair da versão mobile