O sábado (23) foi de novidade dentro da programação de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora. É que crianças de 3 e 4 anos começaram a receber o imunizante Coronavac, que ficou disponível no Centro de Vigilância em Saúde, no Centro, durante o período da manhã. Até então, as doses só estavam disponíveis para crianças de 4 anos com comorbidade, deficiência ou imunossupressão na cidade.
Ciente da relevância da imunização, a mãe da pequena Elis, de 4 anos, logo se adiantou para que sua filha recebesse a dose. “Estamos muito felizes por este momento, porque a vacina já mostrou sua importância para a redução das internações e estávamos ansiosos pela aplicação nas crianças”, afirmou Juliana Bernardo Nazareth, moradora do Bairro Francisco Bernardino. Ela também acrescentou que a filha já frequenta a escola e, por isso, a imunização representa mais segurança.
“Nosso coração de mãe fica mais aliviado, pois é uma oportunidade para a saúde das crianças ficar mais fortalecida.” Juliana, que é enfermeira, deixa um convite para todos os pais: “É preciso que cada cidadão faça sua parte, a fim de que nossa sociedade fique protegida contra esse vírus”.
Confira os locais de aplicação
A partir desta segunda-feira (25), a vacinação para este público estará disponível em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos bairros Cidade do Sol, Bandeirantes, Nossa Senhora Aparecida e Teixeiras. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, exceto às quintas, quando o atendimento à tarde é realizado de 13h às 14h30. Também há aplicação no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), de 8h às 16h.
Conforme a Secretaria de Saúde, os pais ou responsáveis devem comparecer ao posto portando uma cópia do comprovante de residência, em nome deles, com endereço em Juiz de Fora, além de cópia de CPF ou Cartão SUS da criança. Caso ela não possa esses documentos, pode ser utilizada a certidão de nascimento.
Recomendação
Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores. O intervalo entre a primeira e a segunda dose para este público continua sendo de 28 dias, já que está sendo aplicada a Coronavac.