
Rua José Lourenço será asfaltada em sua totalidade após o término dos trabalhos na Costa e Silva
As obras urbanoviárias na Avenida Presidente Costa e Silva, no São Pedro, Cidade Alta, já evidenciam o panorama futuro da região. O alargamento da via, que vai criar mais uma faixa de tráfego no sentido bairro/Centro, entre a Rua Sady Monteiro Boechat e a UFJF, já está sendo realizado pela Secretaria de Obras. No entanto, para comerciantes e moradores da região, a Rua José Lourenço Kelmer, via que é o principal corredor de ligação até o Pórtico Norte da UFJF, também carece de modificações, principalmente em relação à segurança dos pedestres.
Segundo a Secretaria de Obras e a Settra, a José Lourenço será asfaltada em sua totalidade após o término dos trabalhos na Costa e Silva. Outras duas modificações deverão influenciar o trânsito na primeira: a instalação de um conjunto semafórico antes do pórtico da universidade e a implementação de um traffic calming, entre esse novo sinal e o de frente ao posto da PM, na Costa e Silva.
O problema, segundo moradores, ocorre metros após o cruzamento da José Lourenço com a Via São Pedro (Pedro Henrique Krambeck). "É complicado para o pedestre. Faltam quebra-molas e sinalização, tanto horizontal, quanto vertical. Nos períodos de aulas na UFJF, os engarrafamentos chegam até aqui", diz o comerciário Wilder Fred, 33 anos. O problema da travessia também é lembrado por outros moradores.
Costa e Silva
Em frente ao ponto onde está sendo construída a nova unidade da Caixa Econômica Federal, alguns problemas ainda incomodam. O comerciário Fernando Luiz Ferreira, 48, alerta para a falta de vagas. "Como não tem sinalização de ‘pare’ ou ‘dê preferência’, os veículos, principalmente ônibus e caminhões, passam muito perto dos carros parados. O estacionamento deveria ser no estilo ‘espinha de peixe’ (onde as vagas se encaixam de forma diagonal), para abrir mais espaço." Com as obras, que devem durar 90 dias, a Costa e Silva será alargada e deve haver realocamento das vagas. Após a confirmação do número e posição das vagas, a Settra deve estudar a viabilidade de implantação de Área Azul na via.
Na esquina da Costa e Silva com a Rua Orestes Fabiano, ponto onde o fluxo de veículos está sendo desviado no sentido Centro/bairro, o alargamento deve trazer benefícios. As ruas são muito estreitas e não têm estacionamento. Quando os ônibus param, toma, a metade da faixa, provocando o engarrafamento", explica o vendedor Diogo de Paula, 26. Na via, serão abertas baias de 2,5 metros de largura nos dois sentidos entre a UFJF e a Rua Honório Antônio da Silva. Elas serão utilizadas para paradas de ônibus, estacionamento e carga e descarga.

