
Um incêndio causou estragos na edificação de uma empresa de fundição de alumínio para fabricação de ligas metálicas, na noite do último domingo (22), no município de Betim. O combate às chamas na fábrica, localizada no Bairro Jardim Teresópolis, durou cerca de 2h30 e alguns pontos reagiram com pequenas explosões.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início após acúmulo de material particulado resultante de pó de alumínio em suspensão atingir ponto de ignição. Esse resíduo, com características pirofóricas, suscetível à combustão espontânea, encontrava-se na parte superior da estrutura e foi atingido pelo calor gerado por um dos fornos em operação, iniciando a propagação das chamas por toda a edificação.
“As primeiras guarnições realizaram a retirada dos materiais de maior risco, priorizando a segurança da operação, e em seguida iniciaram o combate direto ao incêndio. Como os focos eram dispersos e de difícil controle com o uso de extintores, foi necessário o emprego de água de forma técnica e controlada”, disse a corporação.
A edificação passou por vistoria técnica e foi liberada para início das ações de manutenção, especialmente no telhado e no sistema elétrico, que foram as áreas mais afetadas. A ocorrência foi classificada como envolvendo produto perigoso – classe 4.2, exigindo atuação técnica e especializada para garantir a segurança dos envolvidos e a contenção eficiente do incidente.
A ação contou com equipes do Pelotão de Produtos Perigosos (QBRN) e do Comando de Operações Especiais (COE), ambos do BEMAD (Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres), além de viaturas de combate a incêndio do 2ºBBM e do (CBU).
