Ícone do site Tribuna de Minas

Primeira edição da Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ começa na quarta em JF

site orgulho lgbt
Objetivo da Semana do Orgulho é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

A primeira edição da “Semana do Orgulho LGBTQIAPN+” começa nesta quarta-feira (26) em Juiz de Fora. O evento contará com atividades culturais gratuitas, como roda de conversa, palestra e exibição de curtas. Nos próximos sábado (29) e domingo (30), a programação trará festas com DJs, shows e performances na Praça Antônio Carlos, com expectativa de atrair cerca de cinco mil pessoas por dia no local.

O objetivo da Semana do Orgulho é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia. Além disso, de acordo com TITIago, que organizou o evento juntamente com Márcio Marques, a proposta é trazer mais uma celebração importante para o movimento LGBTQIAPN+ na cidade, que já conta, em sua programação, com o Miss Brasil Gay e com a Rainbow Fest. No caso da Semana do Orgulho, o evento busca ocorrer sincronicamente com o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho.

PUBLICIDADE

“Resolvemos trazer isso para Juiz de Fora em forma de informação, de música e de entretenimento, para fazermos com que essa semana se destaque e cresça todo ano”, explica TITIago.

PUBLICIDADE

Além das festas na Praça Antônio Carlos, que devem reunir cinco mil pessoas por dia no final de semana, a expectativa é que toda a programação da Semana do Orgulho, cujo lema é “Quem não luta, entra em luto”, atraia públicos de outros municípios. Conforme TITIago, a cultura LGBTQIAPN+ costuma movimentar a economia na cidade, entretanto, ainda carece de mais apoio por parte da iniciativa privada.

“Todos os artistas que estarão conosco nos palcos e durante esta semana são de Juiz de Fora e estão sendo valorizados, então queremos que isso movimente a cidade e a nossa cultura”, diz. “Estamos tentando levar tudo que a gente pode com garra, coragem e persistência; com muitos nãos, mas também com muitos sins e muitas pessoas dispostas a nos ajudarem. Queremos que todo mundo se divirta, se informe e esteja com a gente durante a semana”.

PUBLICIDADE

Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

O mês de junho é marcado como do Orgulho LGBTQIAPN+ por conta da “Revolta de Stonewall”. No dia 28 de junho de 1969, os frequentadores do bar gay Stonewall Inn., em Nova York, resistiram a uma batida policial e causaram uma rebelião contra os anos de violência e perseguição.
A Semana do Orgulho busca informação e visibilidade para os artistas e a cultura LGBTQIAPN+ de Juiz de Fora. Para Márcio Marques, um dos organizadores, a cidade precisa evoluir e celebrar a data com mais atividades e luta.

“Nós percebemos que, em Juiz de Fora, tinha uma comemoração muito intimista, muito rápida. Tendo em vista uma data tão importante como essa, nós, como produtores e como militantes, não poderíamos deixar de realizar uma semana mais atrativa, uma semana que realmente fizesse com que essa data crescesse em sua importância”.

PUBLICIDADE

Programação da Semana do Orgulho

Entre os dias 26 e 30 de junho, a Semana do Orgulho trará várias atividades gratuitas, como roda de conversa, palestra, exibição de mostras de curtas, podcast e festas na Praça Antônio Carlos. Um dos destaques é o concurso “New Face do Orgulho”, que abrirá um espaço para artistas se apresentarem. Uma equipe de jurados e o público irão escolher um vencedor, que levará o título de “Revelação da Semana do Orgulho”.

A programação tem início na quarta-feira com uma roda de conversa na Praça CEU, em Benfica, Zona Norte, às 19h. O bate-papo contará com a participação da Miss Roraima Gay Bárbara Braga, da ativista Antonella Limongi e, representando os grupos “Mães pela liberdade e Diversidade”, Regina Célia. A roda será mediada pelo jornalista Petterson Marciano.

Na quinta-feira (27), o Anfiteatro João Carriço, na Funalfa, terá uma palestra sobre os “Direitos LGBTQIAPN+” a partir das 19h. O palestrante será o advogado Hudsson Lagrotta.

PUBLICIDADE

Já na sexta (28), a Semana do Orgulho promove o bate-papo on-line em formato de podcast “Que papo é esse, gracinha!, especial da Semana do Orgulho” às 19h. A apresentação será feita por Myrthes Oliver e contará com a participação de Oswaldo Braga (Rainbow Fest Brasil) e Bruna Rocha. Na mesma data, o Teatro João Carriço também promove o “Cine Orgulho”, uma mostra de curtas metragens LGBTQIAPN+. A sessão começa às 19h e será mediada por Rodrigo Medsan. Os filmes Tynna, Multipolaris, Regalo e RRebuliço serão exibidos.

No final de semana, a Praça Antônio Carlos receberá festas com DJs, shows, performance e o concurso “New Face”. No sábado (29), o evento acontece de meio-dia às 22h. Já no domingo (30), acontece das 14h às 22h. As atrações são: TITIago, BallroomKunt JF, DJ Mari Souza, Ravell, DJ Gabriel Olivar, DJ Fábio Laroque, DJ Alma Quimera, Lana Luz, Natasha Houston, Loren Z, Saraah, DJ Vini, Aurora The Witch, IsmaVep, Rebeca Gonçalves e DJ Junior Mix (RJ). Também haverá ballet com Artur Marasco, David Cirilo, Rodrigo Medsan e Igor Matheus.

A programação no final de semana ainda terá “O Beco da Arte”, uma feira de arte, moda, artesanato e gastronomia, com o apoio da MARCHÉ.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile