Um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Juiz de Fora está na lista dos indivíduos foragidos da Justiça mais procurados em Minas Gerais. Joaquim Daniel da Conceição Magalhães, conhecido como “Paulista”, 30 anos, é investigado por homicídio. A listafoi divulgada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) nesta quinta-feira (22) e traz 21 nomes com mandados de prisão em aberto.
Além de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade, Paulista também teria ligação com narcotraficantes do Morro do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. Conforme informações do programa “Procura-se”, ele é natural de Brasília de Minas, no Norte do Estado.
O projeto da Sejusp-MG busca efetivar a prisão destes foragidos, investigados com base na qualificação das ações policiais e das inteligências por meio do 181 Disque Denúncia. Além de ser coordenado pela pasta, o “Procura-se” conta com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado.
Conforme informado pela secretaria, os 21 alvos desta edição foram escolhidos por todas as instituições envolvidas, considerando a prática de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Alguns dos foragidos também possuem relação com explosões de caixas eletrônicos e assaltos armados a bancos, dentro da prática conhecida como “Novo Cangaço”.
Denúncias
O projeto conta com a colaboração da população para dar informações sobre o paradeiro dos procurados. Como destacado pela Sejusp, nas três edições anteriores do Procura-se, lançadas em 2011, 2012 e 2017, 29 pessoas foram presas do total de 41 alvos das investigações, em razão das denúncias realizadas pelo telefone 181.
Por meio do número, o cidadão, com sigilo e anonimato garantidos, pode fornecer detalhes sobre o local de atuação dos foragidos, carro e ônibus que utilizam, quem são seus comparsas, quais são seus horários, onde foram vistos, ou outras informações que possam contribuir com o trabalho das forças de segurança.
A divulgação dos procurados pela justiça ocorre em todos os municípios de Minas. De acordo com o Governo Estadual, serão espalhados cartazes com as fotos dos alvos em locais de grande circulação de pessoas ou que foram reconhecidos como estratégicos pelas polícias. Os materiais contam com QR Code para acesso à lista completa, bem como detalhes sobre os investigados.
As principais informações, como atuação do criminoso, região onde pratica a maioria dos crimes, idade, apelido, mandados de prisão em aberto, entre outras, estão disponíveis no site do Procura-se.