Ícone do site Tribuna de Minas

Chuva não enche represas

PUBLICIDADE

As chuvas devem continuar nesta terça-feira (24) em Juiz de Fora, em razão da atuação de uma frente fria no litoral Sudeste, que favorece o transporte de umidade em direção ao continente. No entanto, o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as precipitações, na Zona da Mata, deverão ser menos expressivas se comparadas às registradas no fim de semana. Na cidade, o céu deverá permanecer entre o nublado e o parcialmente nublado, e as pancadas podem ocorrer em áreas isoladas a qualquer momento do dia. Os termômetros devem registrar entre 17 e 25 graus. Ontem a máxima foi de 22,3 graus, o segundo menor índice do ano, perdendo apenas para os 21,2 graus do dia 6 de fevereiro.

Entre sábado e segunda-feira (23), às 19h, o acumulado de chuvas na cidade foi de 41,8 milímetros, o que representa 20% do esperado para março, que são 198,3 milímetros. Mesmo assim, as precipitações não resultaram em grandes impactos nas represas que abastecem o município. De acordo com a Cesama, a acumulação em João Penido saltou de 41% para 42%, São Pedro subiu de 95% para 97% e Chapéu D’Uvas foi de 52% para 53%. A Defesa Civil não registrou ocorrências.

PUBLICIDADE

Conforme a própria Cesama explicou na sexta-feira, em entrevista à imprensa, a preocupação maior está na João Penido que, nesta mesma época do ano, deveria estar cerca de 85% preenchida. Por isso, uma campanha de conscientização já é veiculada nos meios de comunicação da cidade sobre a necessidade de economizar água. Além disso, o rodízio de abastecimento, em vigor desde outubro, possivelmente será prorrogado por todo o ano, conforme informou o diretor-presidente da companhia, André Borges de Souza. O objetivo é evitar que o manancial seque antes do próximo período de instabilidade, historicamente iniciado em outubro.

PUBLICIDADE

No fim de semana
Os 41,8 milímetros de chuvas foram registrados pelo pluviômetro do Inmet, instalado no Campus da UFJF. Em outros pontos da cidade, porém, as pancadas foram ainda mais significativas. Segundo dados dos equipamentos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, foram 53 milímetros de chuvas no Bairro Floresta, Zona Sudeste, e 49 em Santa Efigênia, Zona Sul. Nas represas, foram 38 milímetros de precipitações em Chapéu D’Uvas, 30 em João Penido e 29 em São Pedro.

Sair da versão mobile