A greve das trabalhadoras e dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) das Instituições Federais de Ensino começa nesta segunda-feira (23) em todo o país. A paralisação foi confirmada nacionalmente após rodada de assembleias e divulgação oficial da Federação de Sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior públicas do Brasil (Fasubra Sindical) na sexta-feira (21).
Segundo o levantamento nacional da federação, 29 entidades aprovaram a deflagração da greve, 15 votaram contra e cinco não deliberaram. A orientação partiu da Plenária Nacional da Fasubra, que indicou às bases a realização de assembleias para decidir sobre o início do movimento paredista em defesa do cumprimento integral do acordo firmado com o governo federal.
Em Juiz de Fora, a greve foi aprovada na base do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf). Em assembleia geral realizada no dia 11 de fevereiro, 215 trabalhadoras e trabalhadores votaram favoravelmente à paralisação das servidoras e dos servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares, além do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).
A mobilização ocorre em meio à tramitação do Projeto de Lei 6170/2025. De acordo com a categoria, a proposta ameaça a jornada de 30 horas, impacta a carreira e apresenta riscos estruturais ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A assembleia também deliberou pela constituição do Comando Local de Greve e pela inclusão de pautas específicas da base no movimento nacional.
Nesta segunda-feira (23), estão previstas as primeiras assembleias de greve. Às 8h30, ocorreu a assembleia do IF Sudeste MG, na sede do Sintufejuf e também por meio da plataforma Meet. Às 13h30, será realizada a assembleia da UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares), no auditório da Reitoria, no campus da universidade, com participação presencial e virtual.
O Comando Nacional de Greve (CNG) será instalado no dia 2 de março, em Brasília, e terá a responsabilidade de conduzir e deliberar sobre os rumos do movimento durante o período de paralisação.
Com a confirmação nacional e a decisão já referendada localmente, os TAEs iniciam a greve de forma integrada ao movimento unificado das instituições federais em todo o país, com mobilização centrada na defesa da jornada de 30 horas, da carreira e do serviço público.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Resumo desta notícia gerado por IA
- Greve nacional dos Técnico-Administrativos em Educação começa nesta segunda-feira (23) em instituições federais.
- Na base do SINTUFEJUF, 215 servidores aprovaram a paralisação na UFJF e no IF Sudeste MG.
- Categoria contesta o PL 6170/2025 e defende a jornada de 30 horas e a carreira do PCCTAE.
- Comando Nacional de Greve será instalado em 2 de março para definir os rumos do movimento.

