Por volta das 22h, o órgão da Prefeitura de Juiz de Fora emitiu alerta grave para chuva persistente, indicando alto risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas consideradas vulneráveis. A expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as chuvas intensas continuem até a próxima sexta-feira (27).
Diversos pontos da cidade apresentaram ocorrências de alagamento, com desmoronamentos e soterramentos por conta das chuvas desta segunda-feira. Vídeos de leitores e publicações nas redes sociais também mostram regiões afetadas por deslizamentos de terra. Em seus canais oficiais, a PJF informou alterações no trânsito devido aos transtornos causados pela chuva.
Região Central e Nordeste
De acordo com a PJF, a subida da Serra dos Bandeirantes, na região Nordeste, está completamente fechada em razão de deslizamento de talude. O acesso do mergulhão, região Central, e a Ponte Vermelha, em Santa Terezinha, também na Zona Nordeste, também estão interditados. Para realizar o desvio, o trânsito foi invertido na Avenida Brasil com a Ruy Barbosa, com fluxo seguindo em pista dupla na ponte de Santa Terezinha.
Outro trecho que chama atenção na mesma área é a garganta dilermando, onde um deslizamento de terra impossibilitou a passagem de carros e pedestres.
Na Rua Sabino Francisco de Barros, no Bairro Bandeirantes, uma cratera se abriu, bloqueando a passagem de veículos e pessoas.
Região Norte
O trecho compreendido pelas ruas Olavo Bilac e Rua Bernardo Mascarenhas, na região Norte da cidade, está completamente fechado em razão da queda de uma árvore. Solicita-se que motoristas busquem rotas alternativas.
O cruzamento das ruas Garcia Rodrigues Paes e Lúcio Bittencourt, no Bairro Industrial, está completamente tomado por inundação.
“A situação é crítica. Todas as pessoas na área devem procurar pontos de segurança”, alerta a PJF.
Região Sudeste e Leste
Segundo a Defesa Civil, na Região Sudeste, foi registrada a formação de diferentes pontos de inundação. As ruas Regina Gabriela dos Santos e João Pires de Almeida, estão tomadas pelas águas. O mesmo ocorre na rua Luiz Fávero, no Linhares. Também no Bairro Linhares, as ruas Diva Garcia e rua Itália estão inundadas.
No Linhares, registros nas redes sociais mostram um deslizamento de terra de grandes proporções no campo da granja.
Uma casa desabou no Bairro JK, na Rua Francisco Gonçalo de Faria. Equipes do Demlurb prestam apoio e o atendimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros.
A Tribuna segue acompanhando a tempestade em Juiz de Fora e a matéria será atualizada conforme novos desdobramentos.


