Moradores do Granjas Triunfo, região Nordeste de Juiz de Fora, apontaram problemas no abastecimento de água, falta de pavimentação, coleta de lixo precária e transporte público deficiente no bairro, nesta sexta-feira (23).
“Não tem fornecimento de água e nem rede de esgoto, o caminhão-pipa faz o abastecimento, aqui sempre foi estrada de terra. Somente no ano passado, começaram uma obra de rede de esgoto e de água, vão colocar os registros para termos água encanada”, relata Marcos Aurélio de Souza, 56 anos, que vive no bairro há cerca de 13 anos enfrentando problemas com as falhas dos serviços públicos prestados. Segundo o morador, mesmo pagando IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), sua casa é abastecida com água de um poço artesanal, mas as residências de seus vizinhos dependem do fornecimento dos caminhões-pipa.
Como conta, para a realização das obras de implementação da rede de abastecimento de água e de esgoto, as vias foram quebradas e ainda não foram reconstruídas, prejudicando a passagem de veículos. “Nem coleta de lixo, nem ônibus e nem fornecimento de água. Tem uma parte do bairro que não tem nada. Se eles fossem fazendo por partes e arrumando, não estaríamos com estes transtornos”.
PJF afirma trabalhar em obras para prestação dos serviços
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) afirmou que a maior parte dos serviços no local segue conforme sua programação. Na última sexta-feira (16), o caminhão-pipa conseguiu atender parcialmente a região devido à lama acumulada pelas chuvas. Já a coleta de lixo foi realizada na quinta-feira (22) e será feita novamente no sábado (24). Quanto ao trajeto dos ônibus, estes permanecem temporariamente encurtados devido às intervenções e serão restabelecidos quando os trabalhos forem finalizados.
“A Cesama continua atuando para normalizar o abastecimento de água, e a conclusão das obras está prevista para o final de fevereiro ou início de março. Quanto às ligações de água e esgoto, os moradores estão sendo orientados a solicitar os serviços e providenciar a construção das caixas. As ligações definitivas serão executadas após a conclusão das obras”, declarou o órgão.


