A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia neste sábado (25) e nos próximos sábados, 1º, 8 e 15 de fevereiro, o Dia D de vacinação contra a dengue, voltado para crianças de 10 a 14 anos. A ação acontece das 8h às 11h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de um ponto central de aplicação dos imunizantes, no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), localizado na Rua São Sebastião nº 772/776 – Centro. O horário será das 9h às 13h.
Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacinas e comprovante de residência, conforme determina o Ministério da Saúde (MS).
A vacina aplicada é a Qdenga, composta por um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, o vírus causador da doença é enfraquecido para estimular o sistema imunológico. Essa abordagem ajuda a fortalecer as defesas do corpo de forma semelhante à resposta natural durante uma infecção pela dengue.
O esquema vacinal da Qdenga consiste em duas doses, aplicadas com um intervalo de 90 dias (ou três meses) entre elas. Quem já teve dengue também deve se vacinar para prevenir novas infecções e, caso ocorra contágio, garantir sintomas mais leves. Nessas pessoas, a resposta ao imunizante tende a ser ainda mais eficiente.
Para quem contraiu dengue recentemente, a recomendação é aguardar seis meses antes de tomar a vacina. Já aqueles que forem diagnosticados com a doença entre as doses podem continuar o esquema vacinal, desde que respeitem um intervalo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas.
81% do público-alvo não se vacinou
No último ano, Juiz de Fora recebeu 13.806 doses da vacina contra a dengue, quantidade suficiente para imunizar com a primeira dose cerca de 47% do público-alvo. No entanto, dados da SES-MG e da Prefeitura de Juiz de Fora revelam que cerca de 81% desse grupo ainda não recebeu nenhuma dose, enquanto quase 95% não completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Em agosto de 2024, a cobertura da primeira dose era de 17%, subindo apenas 2% desde então. Paralelamente, os casos de dengue na cidade aumentaram 954% em relação a 2023.
Confira os horários de funcionamento das UBS:
UBS’s com vacinação das 9h às 18h (quintas-feiras das 9h às 14h e das 16h às 18h)
- Alto Grajaú
- Bairro Industrial
- Bandeirantes
- Borboleta
- Centro Sul
- Cidade do Sol
- Cruzeiro do Sul
- Dom Bosco
- Esplanada
- Filgueiras
- Furtado de Menezes
- Grama
- Granjas Bethânia
- Ipiranga
- Jardim Esperança
- Jardim Natal
- Jóquei Clube I
- Jóquei Clube II
- Linhares
- Marumbi
- Monte Castelo
- Nossa Senhora Aparecida
- Nossa Senhora das Graças
- Nossa Senhora de Lourdes
- Nova Era
- Progresso
- Retiro
- Santa Cecília
- Santa Cruz
- Santa Efigênia
- Santa Luzia
- Santa Rita
- Santo Antônio
- Santos Dumont
- São Benedito
- São Judas Tadeu
- São Pedro
- São Sebastião
- Teixeiras
- Vale Verde
- Vila Ideal
UBS’s com vacinação das 9h às 16h (quintas-feiras das 9h às 15h)
- Barreira do Triunfo
- Jardim da Lua
- Parque Guarani
- Vila Esperança
- Vila Olavo Costa
UBS’s da Zona Rural, segunda à sexta-feira:
- Sarandira: Quintas-feiras, das 8h às 14h
- Igrejinha: 8h às 11h e das 12h às 15h30
- Monte Verde: 8h30 às 11h e das 12h30 às 15h
- Torreões: 8h30 às 11h e das 12h30 às 15h
- Toledos: Segundas-feiras, 8h às 11h
- Humaitá: 8h às 11h e das 12h30 às 15h30
- Valadares: 8h às 11h e das 12h30 às 15h
- Pirapetinga: Terças-feiras
- Caeté: 7h30 às 11h e das 12h às 15h30