Ícone do site Tribuna de Minas

Comunidade faz nova manifestação contra fechamento de passagem de nível no Poço Rico

manifestação poço rico associação de moradores do bairro poço rico
Nova manifestação ocorreu na manhã deste sábado no local do fechamento da passagem de nível (Foto: Associação dos Moradores do Bairro Poço Rico)
PUBLICIDADE

Comerciantes e moradores da região do Bairro Poço Rico, na região Sudeste de Juiz de Fora, realizaram, na manhã deste sábado (23), uma manifestação contra o fechamento da passagem de nível localizada no cruzamento das ruas Pinto de Moura e da Bahia. A interrupção do fluxo de veículos no local completou 30 dias nesta sexta-feira (22), depois da inauguração do Viaduto do Tupynambás.

Conforme a comunidade, a preocupação é com os impactos da mudança, que já estaria sentindo o enfraquecimento das vendas no comércio da região e na segurança. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Poço Rico, Alexandre Reis Silva, a manifestação foi realizada por meio de uma iniciativa dos comerciantes da área, contando com o apoio da associação. Os manifestantes participaram levando cartazes, com pedidos de atenção do Poder Público a respeito da questão e com panelaço. Segundo Alexandre, o ato durou cerca de duas e contou com muitos moradores participando também das janelas de seus apartamentos.

“Nós continuamos na mesa de mediação da Prefeitura, porém não iríamos pedir aos comerciantes e moradores que não realizassem o protesto, porque é direito deles manifestarem”, afirmou. O presidente da associação se refere à Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos criada pela nova Administração municipal e que tem participação de diversas secretarias. O grupo tem se reunido semanalmente com moradores do bairro e representantes da empresa MRS.

PUBLICIDADE

Um abaixo-assinado foi realizado e, segundo o texto do documento, moradores e comerciantes dos bairros Poço Rico e Santa Tereza são contra o fechamento da passagem de nível da forma que foi realizado, “sem diálogo com a comunidade, sem análise de impacto de vizinhança, causando prejuízos e revolta de comerciantes e da maioria dos moradores, repetindo o que há muito tempo acontece aqui na nossa região, onde agem sem a menor consideração com quem aqui reside ou trabalha”, diz o texto.

‘Impactos no comércio e na segurança’

(Foto: Associação dos Moradores do Bairro Poço Rico)

Conforme Alexandre, comerciantes que já atuam na região há anos estão se queixando da maneira como o fechamento da passagem de nível tem impactado de maneira negativa nas vendas neste último mês. “Há uma grande preocupação sobre a sobrevivência desses estabelecimentos comerciais”, pontua o presidente da associação.

Ainda segundo ele, a mudança no local, com menos tráfego de veículos tem dois aspectos. “O primeiro é que tem moradores que estão gostando dessa tranquilidade nas ruas, com menos trânsito. Todavia, em segundo lugar, há aqueles que estão mais inseguros, porque as ruas estão ficando mais desertas, o que contribui para a ocorrência de arrombamentos e furtos, que já eram uma problemática que já havia havíamos lidando há algum tempo.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile