Ícone do site Tribuna de Minas

Ônibus invade supermercado em Juiz de Fora após falha nos freios e deixa 14 feridos

Acidente Barao de Cataguases Leonardo Costa
PUBLICIDADE

Catorze pessoas ficaram feridas após um ônibus de viagem apresentar falha nos freios, atingir dois carros e invadir um supermercado na Rua Barão de Cataguases, no Bairro Santa Helena, na região central de Juiz de Fora. O acidente ocorreu na noite deste domingo (21).

PUBLICIDADE

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus e testemunhas relataram que o veículo apresentou falha no sistema de freios enquanto trafegava pela Rua João Pinheiro. Desgovernado, o coletivo atingiu dois carros e, em seguida, colidiu com o Supermercados BH – que teve parte da estrutura comprometida. 

Duas pessoas que estavam em um dos veículos atingidos ficaram presas às ferragens após o impacto da colisão. Uma delas foi socorrida em estado gravíssimo, classificada como código vermelho. No ônibus envolvido no acidente havia 12 pessoas, incluindo o motorista, de 36 anos, que sofreu politraumatismo, ele segue estável sob os cuidados médicos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o motorista passou por cirurgia e encontra-se estável, permanecendo sob cuidados médicos no Hospital Pronto Socorro (HPS). As demais vítimas apresentaram diferentes tipos de ferimentos e foram encaminhadas para unidades de saúde da cidade.

Duas mulheres, de 34 e 46 anos, e um homem, de 46, sofreram edema na região da face, escoriações e ferimentos no nariz e nos membros superiores. Os três pacientes foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, no Bairro Benfica. No final da tarde desta segunda-feira (22), o estado de saúde de ambas era classificado como estável e seguem aos cuidados médicos.

PUBLICIDADE

Outras duas mulheres, de 44 e 47 anos, apresentavam traumatismo cranioencefálico (TCE) leve, sem sinais de alarme, e também foram encaminhadas à UPA Norte, no final da tarde desta segunda, ambas já haviam recebido alta. Uma idosa, de 74 anos, sofreu trauma nas regiões lombar e cervical, além de fratura no punho, sendo conduzida ao Hospital Monte Sinai.

Um homem de 51 anos apresentou ferimentos no joelho, recusou remoção e foi liberado no local. As demais vítimas foram atendidas pelas equipes de resgate e liberadas ainda na cena do acidente.

PUBLICIDADE

Militares do Corpo de Bombeiros atuaram durante toda a ocorrência, desde o gerenciamento da cena, estabilização dos veículos e desencarceramento das vítimas. O atendimento aos feridos contou ainda com o apoio do Samu-Cisdeste e da Unidade de Suporte Avançado (USA). A Guarda Municipal realizou o controle de curiosos e o balizamento do trânsito na região.

Em nota, a Polícia Civil informou que deslocou perícia para o local do acidente. O caso foi encaminhado para a 7ª Delegacia de Polícia Civil de Juiz de Fora e foi instaurado procedimento para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Supermercado é parcialmente interditado e ficará fechado

Em nota, a Defesa Civil informou que, após vistoria técnica realizada no início da madrugada no local, constatou danos em vigas de concreto armado, em elementos de madeira, em elementos metálicos que compõem a estrutura do telhado e na alvenaria.

PUBLICIDADE

Devido ao impacto e aos danos, o local foi parcialmente interditado, com a recomendação de que as áreas dos caixas de atendimento, da adega e da entrada principal não sejam ocupadas e utilizadas até que as medidas mitigadoras do risco sejam realizadas.

A Defesa Civil orientou ainda a realização de escoramento emergencial da área atingida, devendo o serviço ser acompanhado por um engenheiro, para garantir que o ônibus seja removido com segurança e sem causar novos riscos à estrutura. Concluída essa operação, os responsáveis devem realizar os reparos necessários na estrutura do imóvel, bem como nas instalações elétricas contíguas à área atingida.

O Supermercados BH informou que no momento do acidente a unidade estava fechada e que as equipes internas de engenharia, prevenção e operações foram prontamente acionadas e seguem atuando no local.

PUBLICIDADE

Por medida de segurança, a empresa informou que a loja permanecerá temporariamente fechada até a conclusão dos ajustes necessários.

“O Supermercados BH reforça seu compromisso com a segurança, a transparência e o cuidado com as pessoas, e manterá clientes e a comunidade informados sobre a reabertura da unidade”, finaliza a nota.

Sair da versão mobile