Margarida Gomes, conhecida como a “Mamãe Noel” do bairro Jardim Natal, é uma figura querida pelos juiz-foranos. Há mais de quatro décadas, a aposentada mantém a tradição de distribuir presentes para as crianças carentes dos bairros Jardim Natal, Jóquei III, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida e Amazônia.
A festa de Natal organizada por Margarida é sempre marcada por bolo, cachorro-quente e, claro, muitos presentes. Em entrevista à Tribuna, ela compartilha que a iniciativa teve início com a distribuição de presentes para 50 crianças do Bairro Jardim Natal, na Zona Norte de Juiz de Fora. Hoje, mais de 1.500 crianças são beneficiadas.
No entanto, com o aumento no número de atendidos e as dificuldades financeiras crescentes, a aposentada de 68 anos se preocupa com a realização da festa de 2024. “As crianças ficam felizinhas quando chega essa época do ano. Eu sempre tiro algumas economias do bolso para ajudar, mas estamos precisando muito de doações”, afirma Margarida.
A tradição começou de uma forma inesperada, marcada pelo luto e um pedido de seu filho. Pouco depois da perda do sogro, próximo ao Natal e ao aniversário do filho, a criança pediu aos pais para ver o Papai Noel. Para realizar esse desejo , Margarida conseguiu emprestada uma fantasia de Papai Noel. Ela se vestiu e, com a ajuda de sua mãe para se esconder, surpreendeu os filhos, que estavam com idades entre 2 e 6 anos, e não perceberam que a mãe estava por trás da barba branca do Noel.
A alegria foi tanta que os filhos pediram para ela sair pela rua e presentear os coleguinhas da vizinhança. Mesmo sem presentes, com o auxílio do marido, que conseguiu balas para distribuir, a nova Mamãe Noel não pensou duas vezes e atendeu ao desejo dos filhos. Mas a surpresa maior veio quando uma senhora se aproximou dela, pedindo um presente para os netos. Comovida pela situação, e apesar das limitações financeiras, Margarida prometeu que no próximo ano ajudaria. Assim, o gesto começou a se transformar em uma tradição.
Como fazer para ajudar
Em 2024 a aposentada, que vive também da venda de salgados, canetas e outros itens pelas ruas de Juiz de Fora, usa parte do dinheiro conquistado para realizar a campanha solidária. A distribuição dos brinquedos está programada entre os dias 16 a 22 dezembro, cada dia sendo destinado a um bairro.
As doações podem ser feitas até dia 13 de dezembro, e os interessados podem ajudar com alimentos para a festa, brinquedos que serão distribuídos, ou qualquer quantia em dinheiro. A chave para doação é o telefone (32) 99148-8287. Esse número também dá acesso ao Whatsapp de Margarida, e por lá é possível combinar a entrega das doações. A entrega pode ser feita na Rua Antônio Bernardo, 256, no Bairro Jardim Natal, em frente a Igreja Nossa Senhora do Carmo.
* estagiária sob supervisão da editora Júlia Pessôa