Ícone do site Tribuna de Minas

MEC divulga locais de prova da segunda aplicação do Enem

PUBLICIDADE

Já estão disponíveis as informações relacionadas à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro. O novo local de prova dos inscritos pode ser consultado na Página do Participante, no site do Enem.

Ao todo, 277.624 pessoas deixaram de fazer a prova, em função de ocupações e manifestações ocorridas em escolas e instituições de ensino superior. Em Juiz de Fora, 706 jovens, alocados no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, não fizeram o exame nos dias 5 e 6 de novembro. Embora o movimento Ocupa UFJF tenha afirmado que não chegou a ocupar o prédio do ICH, houve cancelamento das provas nos quatros blocos do local. Em termos percentuais, o número corresponde a 2,3% do total de 30.595 inscritos para realizarem o exame na cidade.

Os estados com o maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486). Só não haverá a segunda aplicação de prova no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.

PUBLICIDADE

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), SMS e e-mail serão enviados aos estudantes, comunicando sobre a liberação dos novos Cartões de Confirmação. O órgão salienta, no entanto, que a verificação dos cartões é de responsabilidade dos inscritos. Além da checagem no site do Enem, as informações estarão disponíveis no aplicativo Enem 2016.

Mesmo que a apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não seja obrigatória, o Inep lembra que o documento tem informações importantes, como número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além da indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Ainda segundo o órgão, tal como no exame realizado no início de novembro, haverá coleta de dados biométricos dos participantes, além de uso de detector de metais na entrada e saída dos banheiros. Embora diferentes das provas aplicadas nos dias 5 e 6, o Inep garante a equivalência das questões, de modo a garantir a isonomia do processo.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile