Ícone do site Tribuna de Minas

Campanhas conscientizam sobre vacinação e câncer infanto-juvenil

vacina marcelo
Tenda no Calçadão recebeu crianças de 6 meses a 5 anos incompletos
PUBLICIDADE

Duas campanhas aconteceram simultaneamente neste sábado (22) em Juiz de Fora. A Secretaria de Saúde realizou o segundo Dia D de vacinação contra a poliomielite e de seguimento contra o Sarampo, para imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Já o projeto” Bem comum”, em parceria com a Fundação Ricardo Moysés Jr., deu início ao “Novembro dourado”, que tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

O Dia D teve início às 8h e seguiu até às 17h, no Centro de Vigilância em Saúde, responsável pela imunização no município, e em pontos volantes no Parque Halfeld, no PAM-Marechal, na Praça da Estação, no Santa Cruz Shopping, na Igreja Sagrado Coração (no Bairu), no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (Rua São Sebastião, 772/776) e em todas as unidades de atenção primária à saúde (Uaps), que continuam com a campanha até a próxima sexta-feira.

No Parque Halfeld, cerca de cem crianças receberam a vacina, um número baixo, segundo a enfermeira do Departamento de Imunização Mariana Braga. “A campanha começou no dia 3. Hoje é o segundo Dia D de Vacinação que realizamos somente neste mês. Acredito que hoje o movimento foi mais tranquilo porque a maioria das pessoas trouxe as crianças no evento do dia 8.” Até a última sexta-feira, foram imunizadas 52,41% do público alvo contra poliomielite e 49,41% receberam as doses contra o sarampo. Ainda não há levantamento de quantas imunizações foram realizadas neste sábado.

PUBLICIDADE

Bem comum
Profissionais da saúde e voluntários se concentraram no Parque Halfeld, das 9h30 ao meio-dia, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas da população sobre o câncer infanto-juvenil. As pessoas que passaram pelo local puderam aprender como identificar o câncer, quais os sintomas e outras questões relacionadas ao tema. Além disso, receberam o laço dourado, ícone da campanha.

Sair da versão mobile