Ícone do site Tribuna de Minas

Sob risco de deslizamento, cerca de 50 pessoas deverão ser desalojadas do Alto Grajaú

margarida
PUBLICIDADE

A partir desta sexta-feira (22), 44 pessoas que moram nas ruas Antônio Alves Teixeira e Rosa Sffeir, no Bairro Alto Grajaú, vão precisar deixar suas casas, após uma encosta na região apresentar trincas e movimentação de terra, com risco de desmoronamento. A Rua Antônio Alves Teixeira também está interditada para trânsito de veículos pesados. A decisão foi anunciada pela Prefeitura de Juiz de Fora em coletiva de imprensa e ocorre de forma preventiva. Em janeiro de 2022, um deslizamento de terra ocorreu na Rua Rosa Sffeir, acarretando a demolição de três casas.

Conforme a prefeita Margarida Salomão (PT), as famílias foram contatadas na quinta-feira (22) e deverão ser realocadas para a casa de parentes ou outro imóvel alugado. “São 44 pessoas em 16 casas entre os números 557 e 771. Estamos conversando para que elas deixem suas moradias a fim de evitar que ocorra alguma tragédia se houver uma chuva muito forte.” Os moradores que se enquadrarem nos pré-requisitos vão poder receber até R$ 600 do auxílio-moradia da Prefeitura.

PUBLICIDADE

A região, que vinha sendo monitorada pela Defesa Civil, apresentou trincas e deslizamentos de terra já agora no período seco. Conforme a PJF, a situação foi intensificada por conta de escavação irregular na encosta, descarte de lixo e o trânsito de veículos pesados. O temor é que, com as fortes chuvas esperadas para os próximos meses, a encosta viesse a desabar e atingir as residências localizadas na Rua Antônio Alves Teixeira.

PUBLICIDADE

Solução emergencial devido ao alto risco

Para resolver a situação, a PJF afirmou que vai contratar, de forma emergencial, empresa para realizar um projeto de contenção. Os custos não foram informados, mas, conforme a prefeita, o tema está sendo tratado com celeridade máxima. “Este ano teremos El Niño e já tivemos um início de atipicidade. Tivemos um agosto chuvoso, um setembro seco e a previsão é de que, quando vier a chuva, ela venha para arrebentar.”

A fiscalização do trânsito de carros será realizada por agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), que disponibilizará um micro-ônibus para atender as linhas que circulam no local. “Nosso compromisso é, de fato, fazer tudo o que pudermos para evitar a perda de vidas. O que podemos e vamos fazer nesse momento é prevenir”, afirmou Margarida Salomão.

PUBLICIDADE

Obras na Rosa Sffeir

Em agosto, após cerca de um ano e sete meses de espera, as obras de contenção na Rua Rosa Sffeir, Zona Leste de Juiz de Fora, tiveram ordem de serviço assinada. A empresa GML Engenharia é a responsável pelos serviços que já se iniciaram. Mais de 40 casas foram interditadas após o deslizamento ocorrido em 2022. Três desses imóveis, que ficavam na Rua Rosa Sffeir, foram demolidos devido ao risco iminente de desabamento. Desde então, a situação no local vem preocupando moradores da região. O valor estimado para as obras é de R$ 4.277.527,17, com recursos oriundos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que apoia financeiramente ações orçamentárias para investimentos em infraestrutura.

Sair da versão mobile