Todos os adolescentes de Juiz de Fora poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até a próxima sexta-feira (24). Nesta quarta (22), a Prefeitura divulgou que antecipou o calendário de vacinação do município e informou que a primeira dose será disponibilizada a jovens de 14 e 15 anos já nesta quinta-feira (23). Na sexta, será dia de adolescentes de 13 e 12 anos. A alteração fará com que a cidade alcance todo o público vacinável com a primeira dose ainda nesta semana, uma vez que ainda não há liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a imunização de crianças no país.
Nesta quinta-feira, a vacinação ocorre no Sport Club JF, das 8h às 16h; no Sesc Juiz de Fora, das 14h às 20h; e nas UBSs dos bairros de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, em horário diferenciado: das 8h às 11h e das 13h às 14h.
Na sexta, os jovens podem buscar a vacinação no Sport, das 8h às 16h; no Sesc, das 14h às 20h; e nas dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A Prefeitura ainda garante que as pessoas que perderem a data inicial poderão ser imunizadas nas semanas seguintes. Sendo assim, a partir do sábado (25), a aplicação de primeira dose passa a atender a todas as pessoas com 12 anos ou mais.
Movimento intenso ao longo do dia
A Tribuna esteve no Sport Club, local que recebe todos os diferentes grupos da vacinação, e verificou que a movimentação era tranquila na manhã desta quarta-feira. Por volta das 10h era possível notar a presença significativa de adolescentes na fila, como o jovem Rafael Bertolini, de 16 anos. Após cerca de uma hora de espera, ele conseguiu tomar a primeira dose da Pfizer. “Alguns amigos me avisaram que (a vacinação) era hoje e eu resolvi vir logo cedo”, relatou Rafael, já após ter se vacinado, enquanto esperava um amigo tomar a vacina.
A espera no Sport, além dos adolescentes, também era a de pessoas interessadas em tomar a segunda dose. No caso da segunda aplicação da Pfizer, agendada para esta quarta, os interessados precisaram encarar uma espera maior. Foi o caso da Maria Cristina de Oliveira, que aproveitou alguns minutos de folga no trabalho para tentar completar a imunização. À Tribuna, ela argumentou que é necessário abrir mais postos de vacinação na região central. “Algumas pessoas não estão tomando (a vacina) por falta de tempo. Eu quase desisti de tomar a segunda dose por isso”, relatou.
Ao longo da tarde, a demanda aumentou no local. Apesar disso, a fila, embora extensa, fluía de forma satisfatória, na avaliação da transportadora escolar Neuza Maria de Oliveira Eleratti, 48. Ela conta que ficou na espera cerca de uma hora, mas que “tudo estava muito organizado”. Neuza recebeu sua segunda dose ao lado da filha Caroline de Oliveira Eleratti, que, com 16 anos, iniciou sua imunização. “Receber essa vacina é uma bênção. Tivemos na família vários casos de pessoas com Covid-19, inclusive eu perdi cinco primos em função da doença, além de vários amigos e muitos conhecidos”, afirma.
Para ela, a vacinação da filha mais velha e da mais nova, que vai ocorrer na sexta-feira, é mais uma segurança, já que ela e o marido já tiveram a oportunidade de se imunizarem com as duas doses. A filha Caroline comenta a alegria de receber a vacina neste momento, ao lado da mãe. “Estou muito feliz, ainda mais com as aulas (presenciais) voltando em breve, é muito importante termos essa segurança. E minha mãe ter recebido sua a segunda dose agora também foi uma felicidade”, diz.
Já o jornalista Jefferson Rodrigues, 35 anos, enfrentou longa espera no Sesc na parte da tarde. Ele conta que chegou no local por volta das 14h e esperou por cerca de duas horas e meia na fila para receber sua segunda aplicação. “Quando eu cheguei a fila já se alongava desde a entrada do Sesc até o Círculo Militar, mas estava bem organizada, com funcionários dando orientações”.
Calendário desta quinta-feira
Além dos adolescentes de 14 e 15 anos, também continuam sendo vacinadas as pessoas com 16 anos ou mais que, por qualquer motivo, não tenham buscado a dose anteriormente. Os jovens com comorbidade ou deficiência permanente de 12 e 13 anos serão vacinados nesta quinta, no Sport, das 8h às 16; Sesc, das 14h às 20h; e em dez UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 14h.
As grávidas e puérperas de 12 a 17 anos seguem recebendo a dose inicial no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 16h; e nas dez UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Segundas doses
Todos aqueles que deveriam ter tomado a segunda dose da AstraZeneca nos dias 13 e 14 de setembro ou em data anterior podem procurar qualquer um dos postos de imunização nesta quinta. Já a nova aplicação da Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Nesta quinta, recebem a segunda aplicação todos aqueles com retorno marcado no cartão para o dia 23 ou data anterior, no Sesc, das 14h às 20h; e nas dez UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 14h.
Quem recebeu a primeira dose da Pfizer até o dia 23 de julho pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda. O Sport, das 8h às 16h; o Sesc, das 14h às 20h; e as dez UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h, disponibilizam o imunizante.
Doses de reforço
O reforço, destinado aos idosos de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses, será aplicado no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h; e nas dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também podem receber o reforço. Este público pode ser vacinado no Sesc, das 14h às 20h; e nas dez UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 14h.
Documentação necessária
A Secretaria de Saúde pede para as pessoas que vão receber a primeira dose apresentarem originais e cópias de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista – e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além do comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário fazer uma cópia dele e do RG da pessoa que tem o nome na conta e, ainda, a declaração de residência, disponível no site da PJF.
No caso das segundas doses de trabalhadores da educação, deve ser apresentado o cartão de vacina comprovando o recebimento da dose inicial, um documento de identificação com foto, CPF e o comprovante de vínculo com uma creche, escola ou faculdade de Juiz de Fora, como o contracheque, carteira assinada, declaração da escola ou outro documento, podendo este ser o mesmo apresentado no recebimento da primeira dose.
As demais pessoas que vão receber a segunda dose ou os idosos que receberão o reforço precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Já os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode receber o reforço a partir de 28 dias após a segunda dose.
As grávidas de 12 a 17 anos precisam levar o cartão do pré-natal. As puérperas desta mesma faixa etária terão que apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como certidão de nascimento do bebê ou registro de alta hospitalar pós-parto. Tantos as grávidas quantos as puérperas precisam apresentar, ainda, originais e cópias de um documento de identificação com foto, como documento de identidade (RG), além de comprovante de residência.
Devem esperar
A PJF orienta que quem se vacinou contra Influenza deve esperar pelo menos 15 dias entre o momento que recebeu a dose do imunizante contra a gripe para poder ser vacinado contra a Covid-19. Para quem foi diagnosticado com coronavírus, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.
Calendário:
– Todos os adolescentes com 14 ou 15 anos e adolescentes com comorbidade de 12 ou 13 anos: Sesc, das 14h às 20h; em 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Grávidas ou puérperas de 12 a 17 anos: Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 16h; e em 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Vacinação de reforço para idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses: Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h; e nas 10 UBS, também das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Vacinação de reforço para imunossuprimidos que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias: No Sesc, das 14h às 20h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Segunda dose dos trabalhadores da educação com 18 anos ou mais: No Sport Club, das 8h às 16h
– Segundas doses de AstraZeneca para pessoas que deveriam receber a vacina até o dia 14 de setembro: No Sesc, das 14h às 20h; Sport, das 8h às 16h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Segundas doses de Coronavac para pessoas com retorno no cartão no dia 23 de setembro ou data anterior: No Sesc, das 14h às 20h; Sport, das 8h às 16h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Segundas doses de Pfizer para todos que receberam a primeira dose até 23 de julho: No Sesc, das 14h às 20h; Sport, das 8h às 16h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Primeiras doses de pessoas com 16 anos ou mais: No Sesc, das 14h às 20h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h.
Endereços dos locais de vacinação
– Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente: Rua São Sebastião, 772, Centro
– Departamento de Saúde do Idoso (DSI): Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery
– Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109, Centro
– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, Centro (entrada pela avenida Brasil)
UBSs
UBS Bairro Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, nº 100