Ícone do site Tribuna de Minas

Vagas humanizadas ganham as ruas

Olavo Prazeres
Uma das vagas ocupadas foi na Rua Batista de Oliveira
PUBLICIDADE

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito 2016, nesta quinta-feira (22), projeto “Vaga Viva” volta a ocupar vagas da Área Azul concedidas pela Estapar, empresa responsável pelo serviço em Juiz de Fora. Três ruas do Centro da cidade recebem a ação e durante todo o dia, será oferecido a pedestres e motoristas uma programação diferente e humanizada.

Na Rua Batista de Oliveira, altura do número 377, por exemplo, alunos do Conservatório Estadual de Música Aideé França Americano fazem apresentações musicais durante todo o dia, como os corais. Pela manhã, apresentam-se o grupo dos idosos. Em outro ponto, na Rua São Sebastião, a vaga será ocupada pelos representantes do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) e a empresa de Transporte Urbano Caminho Novo. Um ônibus adaptado é palco de discussões sobre acessibilidade. O terceiro ponto é na Rua Santa Rita, em frente ao número 388, que será ornamentado pela Floricultura Dois Amores.

PUBLICIDADE

No Santa Luzia, acontece uma blitz educativa na Rua Chácara, em frente à Escola Municipal Oswaldo Veloso. Durante a atividade, serão entregues aos motoristas cartas escritas pelos alunos da rede municipal de ensino falando sobre como deve ser a participação de cada um no trânsito da cidade. As ações da semana na cidade são organizadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e pela Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), que neste ano tem como tema “Eu sou + um por um trânsito + seguro”.

PUBLICIDADE

Outras atividades
O dia 22 de setembro também é dedicado ao Dia Mundial Sem Carro. Pela manhã, a Polícia Rodoviária Estadual realizou uma palestra sobre segurança no trânsito na Pedreira Santa Mônica. À tarde, filhos de colaboradores da Empresa de Transporte Caminho Novo fazem uma visita à Transitolândia da Polícia Militar, em Santa Terezinha. Na Escola de Governo será realizada uma palestra voltada para mulheres condutoras, bem como colaboradoras da Settra, taxistas e motoristas do transporte coletivo.

Ao longo do dia palestras serão realizadas em empresas de cargas e na Arcellor Mital, onde representantes do Sest/Senat e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Juiz de Fora levam informações sobre o tema da campanha e orientações de segurança.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile