Ícone do site Tribuna de Minas

Começa o processo de desassoreamento do Rio Paraibuna

rio paraibuna

A despoluição e o tratamento do Paraibuna ocupam o imaginário juiz-forano há mais de um século. Reportagem publicada pela Tribuna em 2013, mostra que em 1891, Francisco Bernardino, prefeito em exercício de Juiz de Fora, e João Penido, seu ferrenho opositor, já travavam discussões sobre projeto (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

Os trabalhos de desassoreamento do Rio Paraibuna começaram nesta segunda-feira (22). A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) explica que a ação consiste na retirada do acúmulo de areia, de entulhos e materiais sólidos do rio, com o objetivo de prevenir enchentes e alagamentos no período de chuvas, além de melhorar a capacidade da vazão dos cursos de água.

A previsão é de que a ação ocorra durante os próximos dois meses, por contrato firmado com a empresa Riamar Máquinas Ltda, no valor de R$ 540 mil, conforme a PJF.

PUBLICIDADE

A limpeza dos córregos também irá diminuir as “ilhas” que ficam no leito do rio, melhorando o escoamento da água e a sua qualidade. Os serviços foram iniciados pelas equipes da Secretaria de Obras (SO)  no Bairro Industrial, Zona Norte de Juiz de Fora, com a limpeza de resíduos artificiais, detritos e lixos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile