Motorista que trafegam pela BR-040, altura da interseção com a AMG-3085, no Bairro Barreira do Triunfo, Zona Norte de Juiz de Fora, irão encontrar diversas modificações no tráfego. Desde setembro passado começaram as obras do trevo que fará a ligação das duas rodovias. Na última semana, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) liberou totalmente o tráfego, mas ainda estão sendo feitas intervenções no local. O serviço deve ser totalmente concluído em outubro deste ano. O DER informou o trajeto atual deve ser o definitivo do trecho.
Em julho, o DER já havia liberado o tráfego para os motoristas que precisavam seguir para o Bairro Barreira do Triunfo. Desde a semana passada, no entanto, outras mudanças importantes ocorreram no local. Quem trafega pelo trecho deve redobrar a atenção. Condutores que saem do Bairro Barreira do Triunfo em direção à Belo Horizonte ou ao Rio de Janeiro precisam, obrigatoriamente, utilizar o trevo para acessar os destinos.
Os veículos que seguirão para Belo Horizonte, contornam o trevo e acessam a BR-040. Já aqueles que precisam seguir para o Rio de Janeiro, fazem o mesmo trajeto no trevo, seguem até a BR-040 e, da rodovia, acessam um viaduto, conseguindo fazer o contorno para seguirem viagem. Para aqueles que querem acessar a AMG-3085, não é preciso usar a interseção, a entrada é feita direto pela BR-040.
Já os motoristas que trafegam na BR-040, sentido Belo Horizonte, e precisam ir em direção à AMG-3085 ou ao Bairro Barreira do Triunfo, também estão utilizando o novo trevo.
Sinalização provisória
Já foram colocadas algumas placas indicativas no trevo, porém, a sinalização na pista ainda não foi feita e ainda há máquinas e homens trabalhando. Por nota, o DER informou que “as obras de execução da interseção da AMG-3085 com a BR-040 continuam em andamento e, por esse motivo, a sinalização no local ainda é a provisória. Mas o trecho encontra-se devidamente sinalizado, inclusive com indicação de limite de velocidade para que não haja excessos que prejudiquem localizar os acessos corretos. A sinalização definitiva, horizontal (faixas no pavimento) e vertical (placas), será implantada de acordo com o andamento dos serviços, que têm a previsão de serem concluídos em outubro deste ano”.
A intervenção acontece três anos depois que a estrada foi aberta para o tráfego. A obra do trevo era a condicionante para que o acesso fosse aberto. Porém, foi feito um acordo em 2017 para que a AMG-3085 fosse liberada para o tráfego sem a intervenção, apenas com uma intercessão. Desde então, a falta do trevo acabava causando confusão nos motoristas que trafegam pela região.