A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), venceu a etapa sudeste da Competição Baja SAE Brasil, realizada em Piracicaba (SP) no último final de semana. A equipe da UFJF, a Rampage, ficou em 27º lugar na classificação geral, que reuniu 29 das 34 equipes inscritas na disputa. Contudo, na segunda participação no campeonato, a equipe local atingiu os objetivos propostos: passar nas provas estáticas, que envolviam segurança, motor e abastecimento, conforto e frenagem, e participar do enduro de resistência, etapa da qual ficou de fora em 2016.
Na avaliação do membro responsável pela comunicação da equipe, Gabriel Scarlatelli, a Rampage foi bem e conseguiu cumprir a meta estipulada. “O carro se comportou como esperado no enduro, que não estava fácil nem para as equipes mais consagradas. Algumas decisões tiveram que ser tomadas para que o objetivo final fosse alcançado, o que prejudicou um pouco nossa classificação geral. Contudo, a colocação em si nunca foi uma preocupação nossa”, disse. Gabriel ressalta que o espírito de equipe construído ao longo da preparação prevaleceu durante toda a disputa. “O empenho de todos em resolver os problemas que surgiam era visível. A equipe cresceu muito com esse campeonato, e vamos nos dedicar ainda mais para conseguirmos alcançar uma posição melhor no próximo ano”, destacou.
A segunda colocada na Baja SAE foi a equipe FEI Baja, do Centro Universitário FEI, e a terceira foi a equipe Poli de Baja, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A etapa sudeste da Competição Baja SAE Brasil é uma preparatória para a disputa nacional, realizada anualmente no primeiro semestre do ano seguinte, em São José dos Campos, interior de São Paulo, com equipes de todas as regiões do Brasil. Além da Sudeste, há outras duas competições regionais, também preparatórias: a etapa Nordeste, que acontece de 10 a 12 de novembro, na Bahia; e a etapa Sul, marcada para entre os dias 17 e 19 de novembro, no Rio Grande do Sul.