Ícone do site Tribuna de Minas

Mineiro na equipe brasileira de hair stylist

PUBLICIDADE

 

Deivide Medeiros competirá na categoria que envolve a criatividade na cor, no corte e na finalização

Não é só o atleta que tem como sonho integrar uma equipe e representar o Brasil em competições internacionais. Outras profissões também podem gozar deste privilégio, como é o caso do cabeleireiro Deivide Medeiros, 31 anos, que faz parte da seleção brasileira de hair stylist da Organização Brasileira de Cabeleireiros (OBC), que estará presente, pela primeira vez, na OMC Hair World Paris 2017, considerada uma das maiores competições de cabeleireiros do mundo. As provas acontecem nos dias 17 e 18 setembro, na capital francesa.

PUBLICIDADE

“As expectativas para a competição são as melhores possíveis. Quando recebi a notícia de que estaria entre os 16 selecionados, passou um filme na minha cabeça. Vi que todos os cursos que fiz valeram à pena e como o apoio que recebi de amigos e familiares foi importante”, conta Deivide, que está na profissão há 11 anos. Ele competirá na categoria “Creative hair cut”, que envolve a criatividade na cor, no corte e na finalização. Entre os critérios, os juízes vão avaliar a harmonia, a simetria e a finalização, e se o profissional conseguiu concluir a prova dentro do tempo estimado: de 24 a 30 minutos.

PUBLICIDADE

Para estar entre os selecionados, a preparação de Deivide começou em 2015, depois de ir à Itália fazer um curso. “O presidente da OBC (Rino Farano, italiano radicado no Brasil há 14 anos) estava lá para observar os profissionais. No ano seguinte, fui convidado para fazer parte da OBC”, conta. Em abril deste ano, Deivide participou da OBC Hair Competition, realizada dentro da Hair Brasil, em São Paulo, uma das maiores feiras de cabeleireiros do país, que dá espaço para novos talentos e performances. Depois de apresentar a sua criação no evento, o cabeleireiro recebeu a notícia de que estava entre os integrantes da seleção.

PUBLICIDADE

“Essa brincadeira com as cores e um ar mais despojado é o que gosto de fazer. Um cabelo mais desfiado, assimétrico e que apresente cores com profundidade e suavidade. Não posso detalhar como será a minha apresentação da Hair World, mas adianto que o pedido da organização é trabalhar com cores mais comerciais”, comenta. Antes de embarcar para Paris, a equipe brasileira ficará concentrada em Barletta, região da Puglia, na Itália, treinando junto com a equipe italiana. “Estaremos ao lado da atual campeã. Não preciso falar mais nada, né?”, brinca Deivide. Até a competição, todos os profissionais estão sendo orientados pelos dois campeões mundiais, os italianos Tonny Messina e Elias Bortolotto.

Legado da tesoura

Deivide é natural de Mar de Espanha, a 60 quilômetros de Juiz de Fora, mas mudou-se para a cidade ainda bebê. Até hoje divide seu atendimento profissional entre a cidade natal e Juiz de Fora. Mas nem sempre foi assim. Filho e sobrinho de cabeleireiras, Deivide tinha na cabeça que o legado das tesouras ficaria com as primas. “Eu nunca quis ser cabeleireiro. Minha mãe me incentivava, mas eu não queria chegar perto de salão. Até que, ao prestar vestibular, não fui aprovado no curso que queria, Arquitetura, então decidi investir na área. Quando cortei o meu primeiro cabelo, me apaixonei pela profissão. Hoje vejo que isso está no sangue e começou com a minha avó”, conta Deivide, que é casado há dois anos e tem um filho, Nicolas, de 7 anos, que já o acompanha nos treinamentos. “Ele já pede uma cabeça de boneca para treinar junto, isso sem eu precisar falar nada. Vem dele. Se ele quiser seguir meus passos, tem todo o meu apoio”, conta Deivide, cheio de orgulho.

PUBLICIDADE

Categoria organizada

A Organização Brasileira de Cabeleireiros (OBC), localizada em Vitória (ES), faz parte das 54 representações da Organização Mundial de Cabeleireiros (OMC), sediada em Paris, na França. A OMC lidera mais de dois milhões de profissionais em todo mundo, além de organizar competições, promover e defender a principal categoria de profissionais do setor de beleza: os cabeleireiros.
O braço brasileiro teve seu início neste ano e, desde então, já promoveu uma série de cursos de corte, mechas e penteados. Em abril, a OBC realizou a primeira competição: a OBC Hair Competition, durante a Hair Brasil, realizada em abril. Foi a partir deste evento que a organização fez a sua seleção, com os primeiros lugares das categorias Hair By Night, Corte e Finalização Masculino e Feminino.

Sair da versão mobile