Ícone do site Tribuna de Minas

Município segue na faixa laranja do Juiz de Fora pela Vida

movimento centro coronavirus by fernando
PUBLICIDADE

Após análise do Fórum em Defesa da Vida, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou a manutenção da cidade na faixa laranja do “Juiz de Fora pela Vida”. A avaliação semanal do município foi publicada na segunda-feira (21), levando em conta o cenário do enfrentamento à pandemia a partir da capacidade de atendimento e de índices epidemiológicos. Nela, a cidade foi classificada como “risco moderado”, sobretudo pela taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva dedicados à população adulta.

A nota atribuiu pontuação elevada para a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva na cidade, apontada em 77% pela análise. A previsão de esgotamento de leitos de UTI ficou em 28 dias, o que também somou pontos na avaliação de risco. Quanto ao cenário epidemiológico, a taxa de positividade para a Covid-19, de 37%, foi outro fator reiterado. Em contrapartida, a nota destaca positivamente a taxa de ocupação de leitos clínicos adulto, de 64%; a diminuição em 24% no número de mortes por Covid-19 nas últimas duas semanas; e a baixa de 12% no número de novos casos registrados no município.

PUBLICIDADE

A pontuação foi diminuída em comparação à semana anterior, quando a avaliação atribuiu 17 pontos para o enfrentamento à pandemia em Juiz de Fora e permitiu o avanço para a faixa laranja do “Juiz de Fora pela Vida”. Na semana anterior, a pontuação era de 23, considerada como “risco alto”.

Para se manter na faixa laranja do “Juiz de Fora pela Vida”, era necessário uma classificação entre 10 e 18 pontos. A progressão para a faixa amarela depende de redução para, ao menos, nove pontos. Já a piora do cenário epidemiológico pode levar à faixa vermelha do programa, a partir de 19 pontos.

Até segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde (SS) da PJF havia confirmado 36.392 casos de coronavírus e 1.732 mortes por conta da Covid-19 na cidade.

Sair da versão mobile