Ícone do site Tribuna de Minas

Evento detecta problemas no coração

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde vai promover nesta sexta-feira (23) um evento de conscientização que pode facilitar a detecção de problemas no coração de crianças e adolescentes. A ação será realizada no Calçadão da Rua Halfeld, das 9h às 13h, em celebração ao Dia Municipal de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita.

 

PUBLICIDADE

Na ocasião, o Calçadão será enfeitado com balões infláveis em formato de coração para chamar a atenção da população e serão oferecidos exames de pressão arterial, verificação de glicemia e pesagem. As pessoas que forem consideradas possíveis vítimas de cardiopatias serão encaminhadas para atendimento especializado; e as crianças, para um ambulatório de cardiologia.

PUBLICIDADE

A cardiopatia congênita é caracterizada por qualquer anormalidade na estrutura do coração ou na função do órgão. O objetivo da ação é informar que quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de a criança ter vida normal. De acordo com a cardiologista pediátrica do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, Mariana Constantina, a cardiopatia congênita, normalmente, é diagnosticada nas primeiras oito semanas de gestação, ainda durante a formação do bebê. No entanto, casos mais simples da doença podem passar despercebidos.

“A realização do teste do coraçãozinho serve mais como uma triagem neonatal para rastrear as cardiopatias mais graves. Há casos menos complexos que as pessoas descobrem na vida adulta, ao fazer um exercício físico, por exemplo. Por isso, vamos aproveitar e falar também das outras cardiopatias, que surgem em decorrência da hipertensão ou de outros fatores.”, explica.

PUBLICIDADE

 

Ainda conforme a médica, entre os principais sintomas em bebês estão roxidão nos lábios e nas pontas dos dedos, transpiração e cansaço excessivo durante as mamadas, respiração acelerada durante o sono, dificuldade de ganhar peso e irritação frequente. Nas crianças, os sintomas são cansaço excessivo durante atividades físicas, dificuldade de acompanhar o ritmo de outras crianças da mesma idade, crescimento e peso inadequados e infecções pulmonares repetitivas.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile