A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) vai retomar, nesta quarta-feira (23), as obras de implantação da rede de distribuição de gás natural em Juiz de Fora. A retomada acontece uma semana após a Prefeitura suspender as intervenções, que estariam comprometendo o fluxo do trânsito no Centro, uma vez que teriam sido iniciadas sem qualquer sinalização e informação prévia à população. A princípio, os trabalhos serão feitos apenas nas ruas Barbosa Lima e Solano Braga.
Em reunião realizada na última quinta-feira (18), entre representantes da Gasmig e da Secretaria de Transportes de Juiz de Fora (Settra), foi apresentado um mapa-chave indicando quais as ruas que estão recebendo a implantação da rede de distribuição de gás natural. O mapa divulgado pela companhia inclui as avenidas Rio Branco, Itamar Franco, Getúlio Vargas e as ruas Santa Rita, Espírito Santo e Rua da Bahia. Novas intervenções, serão definidas em reunião que acontece nesta quarta.
Conforme a assessoria da Gasmig, “através deste mapa-chave, foi possível determinar as ruas onde as obras acontecerão com utilização das áreas de estacionamento e, portanto, sem impacto no trânsito, bem como diagnosticar trechos em que serão necessários ocupar a pista de rolamento. Foi acordado que, nos trechos onde a implantação ocupar a pista de rolamento, as obras somente serão realizadas aos finais de semana (sábado e domingo, das 15h às 22h), sendo necessária a implantação e sinalização viária, com faixas de pano e placas de sinalização orientando o trânsito.”
Ainda ficou acertada na reunião que haverá encontros semanais entre representantes da Gasmig, Settra e Consórcio OGC, responsável pela execução das obras no município, para apresentação da programação de obras e discussão da sinalização viária necessária.
Até o momento, já foi instalado aproximadamente 1,5 quilômetro de tubulação no município, sendo que a extensão total do projeto é de aproximadamente 19 quilômetros. As obras fazem parte do plano de expansão da Gasmig em Juiz de Fora, permitindo a distribuição do gás natural na cidade, proporcionando o atendimento a residências e comércios no Centro, São Mateus e Granbery. As obras têm duração prevista de nove meses e investimentos de R$ 7,7 milhões.
Segundo a Gasmig, a intervenção vai gerar receita para o município no valor de R$ 380 mil, por meio do recolhimento de ISSQN, além de 50 empregos diretos. As obras de implantação da rede de distribuição de gás natural permitirão a futura ligação de até 4,8 mil unidades residenciais e 170 estabelecimentos comerciais.