A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou na manhã desta terça-feira (22) a programação e o esquema de trânsito do “Aerofest – Um Brinde a JF”. O evento acontece no Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Serrinha, no próximo sábado (26) e domingo (27), e celebra, além do aniversário de 168 anos da cidade, os 80 anos do Aeroclube de Juiz de Fora e os 40 anos da Associação Juiz-Forana de Modelismo (Ajam).
A festa contará com demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que poderá ser acompanhada de diversos pontos da cidade. A apresentação acontece no domingo (27), a partir das 16h. A programação inclui ainda exposições de aviões antigos, fotos e itens de colecionadores, apresentação de aviões acrobáticos, exibição de manobras em helicópteros, voos de aeromodelos e helimodelos e apresentação de paraquedismo. Nos dois dias, a festa terá início às 9h.
O evento celebra também o primeiro ano do Dia Municipal da Cerveja Artesanal e do reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejarias Artesanais de Juiz de Fora. Do lado de fora do Serrinha, 14 cervejarias artesanais e sete ambientes de alimentação estarão à disposição do público que visitar a festa. Cerca de 200 mesas com 800 cadeiras ficarão alocadas na Avenida Prefeito Mello Reis, ao lado do saguão do Aeroporto, local que se transformará em praça de alimentação. Shows e apresentações artísticas também estão sendo planejados pelos organizadores.
‘Consumo de experiência’
Para o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Rômulo Veiga, o investimento em eventos-âncora como o do próximo fim de semana é uma tentativa de gerar aquecimento do setor de turismo da cidade. “O consumo de experiência é uma matriz econômica nas qual municípios médios investem muito pouco. Você vê cidades pequenas investido bem, como Paraty e Tiradentes, e você vê cidade grandes investindo no turismo de evento. Imagino que vá atrair um público de cidades do nosso entorno, da nossa região da Zona da Mata. Não é uma oportunidade comum acompanhar um show tão qualificado com a Esquadrilha da Fumaça.”
De acordo com o assessor da Sedettur, Marcos Henrique Miranda, a expectativa da pasta é envolver mais de 20 mil pessoas nos dois dias de evento. “É um projeto que não tem restrição, as pessoas recebem com muito prazer. É um presente para cidade, um evento democrático, popular, com o qual a sociedade vai se envolver e aproveitar, comemorar, celebrar”, afirma.
O Aerofest é organizado pelo Aeroclube de Juiz de Fora , em parceria com a Associação Juiz-forana de Modelismo, Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio de diversas secretarias, e parceiros da iniciativa privada.
Trânsito
Em coletiva nesta terça, também foram divulgadas as diversas alterações do trânsito da região do Aeroporto. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) haverá interdição total da Avenida Prefeito Mello Reis, entre a rotatória e o estacionamento existente em frente ao Aeroporto da Serrinha, para colocação de mesas e da praça de alimentação.
No restante da Avenida Prefeito Mello Reis, entre a Rua Eugênio do Nascimento e a rotatória em frente ao aeroporto, o acesso estará liberado somente para transporte coletivo urbano, táxi e veículos previamente credenciados. Na Rua das Margaridas, a partir da Rua das Petúnias (rotatória) em direção ao aeroporto, o acesso será permitido somente para veículos previamente credenciados.
Haverá também interdição parcial da Avenida Prefeito Mello Reis, entre a Rua das Margaridas (rotatória de acesso ao aeroporto) e a Avenida Deusdedith Salgado, no trevo Parque da Lajinha. De acordo com a Settra, a pista da direita no sentido Aeroporto x Parque da Lajinha será reservada exclusivamente para uso dos veículos credenciados, além de transporte coletivo e táxis. Não serão permitidos veículos de transporte por aplicativos, como Uber.
De acordo com gerente do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito da Settra, Paulo Perón, 16 ônibus extras estarão fazendo a rota entre o Centro (saindo do ponto em frente ao Procon) e o local do evento. No domingo, o quantitativo aumenta para 22. Além dos veículos, o público poderá utilizar as linhas que possuem as ruas nas proximidades do evento no itinerário.
“Foi pensado todo o esquema segundo o protocolo de trânsito. É preciso entender que existem restrições de tráfego. Então recomendamos o uso do transporte coletivo urbano, o sistema de Táxi. Estamos trabalhando com número maior de ônibus circulando”, recomenda Perón, alertando a população da necessidade de evitar a ingestão de bebidas alcoólicas com direção.
Para o público que deseja acessar o evento com veículos particulares, a área em frente ao estacionamento do Estádio Municipal será utilizada para parada. No local, haverá a possibilidade de utilizar a linha especial de transporte coletivo urbano, que efetuará viagens para o local do evento. O custo da passagem será o mesmo de uma viagem normal, R$ 3,10.
Programação completa
26 de maio, sábado
• 9h – Revoada no Centro
• 10h – Apresentação de Aeromodelos
• 11h – Apresentação de Paraquedismo
• 12h – Exposição de Aeronaves Antigas
• 13h – Exposição de Aeronaves Antigas – Show: “Minas é Mais”
• 14h – Apresentação de Aeronaves Acrobáticas
• 15h – Apresentação de Aeromodelos – Show: “Ricardo Capra Trio”
• 16h – Apresentação de Paraquedismo
• 17h – Sobrevoo de Aeronaves Antigas
27 de maio, domingo
• 9h – Apresentação de Aeromodelos
• 10h – Apresentação de Aeronaves Acrobáticas
• 11h – Chegada da Esquadrilha da Fumaça
• 12h – Apresentação de Aeromodelos
• 13h – Apresentação de Paraquedismo – Show: “Daniel Reis”
• 14h – Apresentação de Aeronaves Acrobáticas – Show: “Tuka’s Band”
• 15h – Sobrevoo de Aeronaves Antigas – Show: “Ronaldo Miana”
• 16h – Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
• 17h – Show: “Tuka’s Band”