Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), do Corpo de Bombeiros e do Exército higienizarão, nesta quinta-feira (23), a partir das 9h, as áreas externas do Hospital de Pronto Socorro Doutor Mozart Teixeira (HPS) e do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), unidade Santa Catarina, a fim de reduzir os níveis de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) nestes locais. O trabalho, a ser realizado com solução de hipoclorito de sódio, está previsto para durar, aproximadamente, duas horas. A descontaminação nas unidades hospitalares será um exercício teste para a preparação de servidores do Demlurb, responsáveis por implementar, em breve, uma programação de higienizações em Juiz de Fora.
A ação será realizada, primeiramente, no HPS, e, em seguida, no HU – Santa Catarina. Durante a higienização, será proibido estacionar veículos nas unidades hospitalares. No HPS, por exemplo, tanto o acesso por pedestres e o estacionamento serão descontaminados. Já no Bairro Santa Catarina, o tráfego na Rua Catulo Breviglieri será fechado. A interdição acontecerá a partir das primeiras horas da manhã desta quinta, e o acesso à via será controlado pela Guarda Municipal. A descontaminação empregada nas unidades hospitalares é distinta daquelas realizadas em pontos de ônibus, praças e unidades de assistência social, conforme o Demlurb, uma vez que os agentes utilizarão bombas costais para a descontaminação de pontos restritos, como corrimãos.
O Corpo de Bombeiros e o Exército estarão presentes com caminhões-pipa reservas para o abastecimento de água. O exercício teste será ministrado por militares da Escola de Instrução Especializada (EsIE) do Exército, organização militar especializada em ocorrências que envolvem armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. De acordo com o Demlurb, toda a ação seguirá protocolos de segurança para os agentes envolvidos em procedimentos de descontaminação.