Ícone do site Tribuna de Minas

Vias-sacras e confissões nas paróquias

PUBLICIDADE

Uma programação variada marca, nesta quarta-feira (23), os ritos da Semana Santa em Juiz de Fora. As paróquias realizam nesta Quarta-feira Santa celebrações, vias-sacras e missas com unção dos enfermos (ver quadro). Milhares de católicos devem comparecer nesta quarta às paróquias para as confissões. Na Catedral Metropolitana, o horário de atendimento é das 8h30 as 17h. Na Igreja da Glória, elas acontecem das 8h30 às 11h, das 15h às 18h e das 19h às 21h. Na Paróquia Bom Pastor, às 15h, haverá confissões individuais no escritório paroquial.

A noite desta terça é marcada pela realização da Procissão do Encontro em vários pontos da cidade. O momento marca o encontro de Jesus com Maria, durante seu caminho para o calvário. Na região central, centenas de fiéis acompanharam a caminhada das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores pela Avenida Rio Branco até o adro da Catedral.

PUBLICIDADE

Durante todo o dia, os católicos fizeram visitas às imagens nos locais em que as mesmas ficaram abrigadas. O Senhor dos Passos ficou na capela homônima, localizada na Santa Casa de Misericórdia, e a Nossa Senhora das Dores na Igreja São Sebastião. A aposentada Neusa Pires de Souza, 62 anos, classifica a Semana Santa como a época mais importante para os cristãos. “Sem Deus e uma religião, não somos nada. A cada ano, venho até a capela para agradecer. À noite, participo das celebrações no meu bairro”, ressalta.

PUBLICIDADE

“O Senhor dos Passos representa Jesus vivenciando a paixão, o sofrimento. Para nós, católicos, aproveitamos o momento para refletir sobre as nossas cruzes, que são as enfermidades, os problemas”, destaca padre José Lelis, capelão da Santa Casa. Na Igreja São Sebastião, a aposentada Maria Emília da Silva, 62, reservou alguns minutos do dia para a oração. “Todos os anos eu me emociono ao ver o encontro de Maria com Jesus. Como mãe, entendo a sua dor ao ver o filho ser crucificado. Penso que esta semana é um momento muito importante para os cristãos, pois renovamos a nossa fé por dias melhores”, comenta.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile