Ícone do site Tribuna de Minas

Matrículas do Pism são abertas; veja como realizar

idoso

Foto: (Felipe Couri)

ufjf matriculas pism
Campus da UFJF (Arquivo Cead/UFJF)
PUBLICIDADE

Após a divulgação do resultado final dos aprovados do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), a pré-matrícula para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi iniciada nesta quinta-feira (22) e vai até o domingo (25). Este processo confirma o interesse de matrícula por parte do estudante. A segunda etapa é a entrega de documentos digitalizados. As fases são obrigatórias e realizadas em formato on-line, por meio de link a ser disponibilizado no site da Cdara

No caso dos aprovados no Vestibular de Música, a pré-matrícula começa às 12h de 1º de março e segue até o dia 3 do mesmo mês.   

PUBLICIDADE

Os aprovados para o primeiro semestre letivo pelo Pism devem enviar os documentos entre os dias 5 e 8 de março, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O candidato que não enviar a documentação requerida no prazo determinado é considerado desistente, assim como aquele que não tiver feito a pré-matrícula anteriormente. 

PUBLICIDADE

A UFJF alerta que o estudante fique atento aos prazos presentes no Cronograma de Convocações e Matrícula, disponibilizado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)

Na página de documentação, datas e horários, no site da Cdara, é possível encontrar demais informações necessárias para o processo de entrega da documentação. Ela deve ser efetuada por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Na página de orientações para o envio de documentação da matrícula, é possível conferir todo o passo a passo para ingressar no sistema e encaminhar os documentos requeridos. 

PUBLICIDADE

Chamada regular no 2º semestre

A partir de 10 de julho, os aprovados pelo Pism têm a oportunidade de realizar a pré-matrícula para ingresso no segundo semestre. O período se estende até 14 de julho, oferecendo aos estudantes a chance de garantirem sua vaga. É importante destacar que o envio de documentos relacionados ao processo deve ser realizado entre 7 e 12 de agosto.

Para mais detalhes sobre o procedimento, os interessados podem consultar o site oficial da Cdara, bem como conferir o Cronograma de Convocações e Matrículas, onde encontrarão informações adicionais.

PUBLICIDADE

Lista de espera

Os candidatos que se encontram na lista de espera devem estar atentos às reclassificações, conforme especificado no anexo 1 do cronograma. Este documento está disponível na página oficial da Cdara e os candidatos têm a responsabilidade de acompanhar todas as atualizações no site, especialmente as datas de reclassificações e matrículas.

Durante o primeiro semestre, estão programados três editais de reclassificação, além de dois dedicados às vagas ociosas do Pism. Adicionalmente, estão previstos outros editais de reclassificação para o segundo semestre.

Os candidatos aprovados pelo Pism, destinados ao segundo semestre (nos cursos com duas entradas anuais), são automaticamente incluídos na lista de espera e devem aguardar pela convocação. O primeiro edital de convocação para os aprovados no segundo semestre será divulgado em 10 de julho. As datas de pré-matrícula e envio de documentos podem ser verificadas no Anexo 1 do cronograma.

PUBLICIDADE

Documentos para realizar matrícula

Todos os candidatos aprovados, seja na ampla concorrência, quanto por meio de ações afirmativas, devem entregar cópias digitalizadas dos seguintes documentos: 

Documentos por grupo de cotas

Candidatos aprovados pertencentes a algum grupo destinado às ações afirmativas precisam enviar outros documentos, além dos descritos para todos. As informações completas estão disponíveis na Resolução de Matrícula da UFJF. Na área de anexos, é possível conferir questões importantes, como a listagem completa dos documentos a serem entregues para a análise de renda, modelo de autodeclaração para candidatos pretos, pardos e indígenas e declaração de deficiência, entre outros temas relevantes.  

PUBLICIDADE

Documentos dos grupos de renda (A, A1, B e B1)

Os candidatos em grupos de renda (A, A1, B e B1) devem conferir a lista detalhada no anexo II da Resolução de Matrícula com os 41 itens. Os estudantes precisam enviar apenas os documentos pertinentes ao perfil familiar.

De acordo com a resolução, o cálculo da renda familiar bruta mensal “per capta” se dá da seguinte forma: calcula-se a soma dos rendimentos brutos de todas as pessoas da família do estudante, levando-se em conta, no mínimo, os três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo. Depois, é calculada a média mensal dos rendimentos apurados.Por último, o valor é dividido pelo número de pessoas da família do estudante. 

Além dos documentos comprobatórios, o candidato deve enviar uma série de declarações: 

Candidatos com deficiência (grupos A1, B1, D1 e E1)

Para candidatos com deficiência (grupos A1, B1, D1 e E1), além dos documentos padrão, é necessário o envio de laudo médico emitido nos últimos 12 meses e autodeclaração específica.

Candidatos pretos, pardos e indígenas (grupos A, A1, D e D1)

Os candidatos que estão ingressando na UFJF por meio de cotas raciais devem enviar uma autodeclaração (anexo 5) por meio do sistema de matrícula. O documento deve estar devidamente preenchido e assinado. Além disso, o candidato também passará por análise da banca de heteroidentificação étnico-racial feita em formato virtual para evitar possíveis fraudes ao sistema de cotas. 

Outros detalhes sobre a banca de heteroidentificação estão disponíveis na Resolução de Matrícula. Os modelos de todos os documentos estão presentes neste link

Resultado da análise:

O resultado da análise dos documentos obrigatórios será enviado por e-mail, dentro de uma semana após o prazo final de envio. Caso haja pendências, o candidato será informado individualmente, sendo que o prazo pode variar entre 1 dia útil ou 1 mês, a depender do documento. 

Para os grupos de ações afirmativas, os resultados seguem o cronograma disponível no site da Cdara.

Dúvidas sobre a documentação podem ser encaminhadas aos e-mails específicos para cada grupo. A de documentação do anexo I (todos dos grupos) serão respondidas pelo e-mail cdara@ufjf.br. Já o anexo II (grupos A, A1, B e B1) no duvidas.sisuab@ufjf.br. Os anexos III, IV e V (grupos A, A1, B1, D, D1 e E1) no comissao.prograd@ufjf.br. 

*Estagiária sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

Sair da versão mobile